Por Tony D’Andrea
Estrelado por Matt Damon, dirigido por Clint Eastwood e co-produzido por Steven Spielberg, o filme Hereafter (Outra Vida) é apresentado pelaWarner Brothers como “um drama de três pessoas traumatizadas pela morte. George (Matt Damon) é um operário americano com poderes mediúnicos. No outro lado do mundo, a jornalista francesa Marie (Cécile de France) passa por uma experiência de quase-morte que transforma a sua vida radicalmente durante um tsunami. E quando o menino inglês Marcus (Frank/George McLaren) perde a pessoa mais próxima, ele busca respostas desesperadamente. Cada um em sua senda pela verdade, suas vidas vão se cruzar através do que acreditam além da vida.”
Não é exatamente um “filme espírita de Clint Eastwood” como descrito em websites brasileiros. Aborda temas de interesse espírita de forma sutil e belíssima, mas não faz afirmações nem alusões proselitistas – até pelo contrario. Assim, não espere por nenhum Nosso Lar. Previsto para estrear no Brasil em fevereiro de 2011, Hereafter já está entre os Top 5 campeões de bilheteria em outubro 2010, com 12 milhões de dólares.
Concordo com um dos principais críticos de cinema norte-americano Roger Ebert que nota que Hereafter aborda o tema do após-vida com delicadeza, beleza e tato. Diferente do cinismo que marca suas resenhas em geral, ele confessa surpresa em se ver envolvido pelo filme, “uma estória sobre o sobrenatural que evita comprometer-se com esta possibilidade. Mas o filme admite a consciência após a morte temporária, baseada em relatos de ressuscitados, sobre luzes brancas, entidades esperando, e sentimento de paz.” (Eu passei por esta experiencia em 1995 que, apesar do susto imediato, me deixou com uma impressão muito boa e tranquila sobre o momento da morte).
“Persuasão não é a intenção do filme”, como Ebert bem observa. O sobrenatural é retratado mais como um espaço de especulações do que um continente conhecido. Assim desapontando aos nossos clamores por verdades sobrenaturais, “os fantasmas digitais que ocasionalmente flutuam na tela são mais marcos simbólicos do que aparições literais.” Isso vai ser uma fonte de debates e confusões em discussões espíritas e paracientíficas…
Clint Eastwood, com 80 anos, afirmou em entrevista ao LA Weekly, “Há um aspecto de charlatanismo sobre o após-vida, pois a humanidade se recusa a aceitar que esta vida é a única que temos. Eu não tenho a resposta. Talvez existe um mundo espiritual, mas eu não sei, então eu me aproximo do tema sem saber. Eu apenas conto uma estoria.” (Eastwood nota que o o roteirista do filme Peter Morgan não acredita em vida após a morte). Como Ebert bem observa, este é um filme sobre como o amor nos torna carentes de uma vida após a morte. O foco de Eastwood é com a vida dos personagens que vivem, não com os espíritos.
Para além da beleza existencialista do filme, há certo consenso entre críticos e audiência que, apesar da premissa provocante, Hereafter não gera um drama eletrizante, mas devagueia entre forte sentimentalismo e certo tedio meloso. O filme tem pinceladas caracteristicamente Eastwoodianas, como vistas em Million Dollar Babye Gran Torino.
De qualquer forma, é raro ver as distraídas audiências norte-americanas chorando copiosamente durante um filme sobre o sobrenatural. Concordo ainda com Ebert que “Hereafter é um filme para pessoas inteligentes que são naturalmente curiosas sobre o que acontece quando as persianas se abaixam.” Não perca. Assista ao trailer, e deixe seu comentario no Con-Ciencia.
Fonte: http://amigoespirita.ning.com/group/filmesespritaseespiritualistas/forum/topics/filme-espirita-de-clint
Trailer Oficial Português - HEREAFTER - OUTRA VIDA