sexta-feira, 11 de março de 2011
10 Formas de vivências durante a regressão de memória
:: Osvaldo Shimoda ::
Cada pessoa vai vivênciar a experiência da regressão de uma ou de várias formas possíveis:
Vivência nítida:
A pessoa vê imagens, cenas de forma muito nítida, como se estivesse vivenciando acontecimentos de sua vida atual. Relaciona fatos, nomes, pessoas, lugares que lhe vêm a memória com a certeza absoluta de que são fatos reais.
Cenas pictóricas:
A pessoa vê imagens claras ou não muito nítidas como se estivesse vendo numa televisão ou num quadro parado ou em movimento.
Vivências com imagens intuitivas:
As lembranças chegam intuitivamente(a pessoa tem a impressão de), passando a ficar mais claro no decorrer da regressão.
Pode ocorrer lapsos de memória:
Em alguns casos, a pessoa pode se lembrar de algumas particularidades e, em outras, tem uma vaga lembrança ou impressão.
Papéis psicológicos vivenciados:
Vítima: A pessoa se sente refém de seus problemas ao invés de buscar opções, alternativas para resolvê-los. Se coloca de forma submissa diante da vida, dos acontecimentos e das pessoas. Deixa ser subjugada pelas pessoas
Perseguidor: Domina, persegue, agride, maltrata, faz sofrer, subjuga alguém ou multidões de pessoas. É o algoz de uma ou várias pessoas.
Salvador: É o mártir, líder, aquele que comanda e conduz pessoas ou grupos. Em muitos casos, elas alternam esses papéis nas várias vidas ou acabam repetindo sempre o mesmo papel, e continuam a desempenhá-lo até mesmo nessa vida atual.
Pode haver também uma mistura das vivências anteriormente mencionadas.
Pode ocorrer da pessoa durante a regressão, ficar apenas como observadora, vendo à distância, não se envolvendo emocionalmente com a experiência, ou entrar ativamente como participante durante toda a sessão de regressão. Há situações ainda, que a pessoa inicialmente entra como observadora e acaba posteriormente se colocando como participante.
Revivências de cenas acompanhadas de manifestações órgano - sensoriais como:
Dor, calor, frio, peso, compressão, formigamento, paralisia, etc.
A pessoa pode chorar, gritar, contrair-se, revoltar-se, sentir raiva, medo, angústia, etc.
- Por que a T.V.P. trabalha com experiências traumáticas?
Porque são experiências traumáticas que deixam cicatrizes, marcas dolorosas e que provocam distúrbios, desajustes e disfunções. Essas experiências traumáticas, mal resolvidas, reprimidas no inconsciente, são afloradas pela regressão e trabalhadas para a desvinculação dos mesmos. É evidente que os acontecimentos agradáveis, não são provocadores de sofrimentos traumatizantes.
Osvaldo Shimoda é colaborador do Site, terapeuta, criador da Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), a Terapia do Mentor Espiritual - Abordagem psicológica e espiritual breve canalizada por ele através dos Espíritos Superiores do Astral. Ministra palestras e cursos de formação de terapeutas nessa abordagem. Ele atende em seu consultório em São Paulo. Fone: (11) 5078-9051, ou acesse seu Site.
Email: osvaldo.shimoda@uol.com.br
http://somostodosum.ig.com.br/