sábado, 26 de junho de 2010

As Vocações de Nossos Filhos.

Graduation Pictures, Images and Photos
Chegando ao limiar da idade adulta, frente ao nosso principal ritual de passagem (o vestibular, por enquanto; daqui a pouco, o "provão" do ensino médio), os jovens se angustiam, indecisos ante qual carreira iniciar e recorrem, muitas vezes, à orientação dos pais. Estes, por sua vez, tentam orientá-los servindo-se dos recursos fornecidos pela educação que receberam, contaminada, quase sempre, por preconceitos diversos.

Nessa hora da verdade, nesse momento prático da vida, o que o Espiritismo teria para nos oferecer como subsídio para a formulação de uma opinião segura e a tomada de uma decisão correta?

Na questão 812 de "O Livro dos Espíritos", estes nos dizem que "o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar o seu tempo como lhe apraza e não na execução de trabalhos pelos quais nenhum gosto sente". E completam: "Como cada um tem aptidões diferentes, nenhum trabalho útil ficaria por fazer. Em tudo existe o equilíbrio; o homem é quem o perturba". Mais adiante, na questão 928 do mesmo livro, quando Kardec trata da felicidade, volta ao assunto como que buscando uma reiteração, perguntando se as aptidões naturais seriam uma indicação de Deus quanto à nossa vocação neste mundo e, se o nosso mal-estar adviria de não seguirmos essa vocação. Os Espíritos são taxativos e vão além: "Assim é, de fato, e muitas vezes são os pais que, por orgulho ou avareza, desviam seus filhos da senda que a natureza lhes traçou, comprometendo-lhes a felicidade, por efeito desse desvio. Serão responsabilizados".

Ora, o que mais desejamos para nossos filhos é que eles encontrem o bem-estar e cheguem o mais perto possível do que julgamos ser a felicidade. Pois bem, parece que é nesse julgamento que nos perdemos. Costumamos, talvez pelos preconceitos de nossa própria educação, associar bem-estar com possibilidade de ganhos financeiros que nos permitam não só satisfazer necessidades básicas, como também, realizar desejos obscuros. Assim pensando, geralmente tentamos induzi-los a seguirem uma profissão rendosa.

Vamos tentar estabelecer uma gradação entre a maior e a menor felicidade (aliás, esta última seria, até, uma infelicidade):

1o.) Qual seria o maior grau de felicidade neste mundo? Tudo indica que seria fazer o que se gosta e, ainda por cima, ganhar dinheiro fazendo isso.

2o.) Em segundo lugar, como uma felicidade um pouco menor, seria fazer o que se gosta, mesmo que isso não fosse lá muito rendoso, pois teríamos ao menos a satisfação pessoal ou a realização profissional.

3o.) Numa terceira situação, se por qualquer razão seguimos a carreira errada, ou seja, exercemos uma profissão que não nos dá prazer, mas é rendosa, é possível que o dinheiro ganho nos permita uma vida tão agradável que atenue ou esconda o sofrimento causado pelo fato de não estarmos fazendo o que gostamos.

4o.) Mas, o que a experiência da maioria das pessoas demonstra, e os Espíritos diagnosticaram, é que o mal-estar, a infelicidade, o menor grau de felicidade, está em exercermos uma profissão na qual não sentimos prazer e, além disso, ou por causa disso, não ganhamos dinheiro.

Pelo exposto, a melhor forma de atuação dos pais e orientadores, segundo o Espiritismo, seria auxiliar o jovem a descobrir suas aptidões e, conseqüentemente, seguir sua vocação, sem se deixar levar por preconceitos. Podemos assim, no futuro, ter um filho feliz e rico (por fazer o que gosta e ganhar dinheiro com isto), ou, na pior das hipóteses, apenas feliz (porque faz o que gosta, mesmo que não ganhe dinheiro com isto). Agora, se o estimularmos a seguir uma profissão só porque seja rendosa, correremos o risco de ter um filho infeliz e pobre (por não gostar do que faz), o que é a situação menos desejada, claro.

Porém, é possível que um jovem, mesmo bem orientado, e tentando identificar sinceramente suas aptidões, erre na escolha da profissão, principalmente levando-se em consideração a natural imaturidade no momento da escolha. Nesse caso, dois remédios se fazem necessários. Um, de ordem pessoal, é a coragem de recomeçar as coisas. Outro, de responsabilidade social, seria uma organização constitucional, jurídica, mais moderna e menos corporativista, menos subordinada ao medo e às reservas de mercado, que facilitasse a mudança de profissão, não exigindo adaptações além das necessárias.

Pois o desvio das vocações é um fator de prejuízo à economia social. E, para afirmar isso recorremos novamente a Kardec, em seu comentário no final da mesma questão 928: "No afastarem-se os homens da sua esfera intelectual reside indubitavelmente uma das mais freqüentes causas de decepção. A inaptidão para a carreira abraçada constitui fonte inesgotável de reveses. Depois, o amor-próprio, sobrevindo a tudo isso, impede que o que fracassou recorra a uma profissão mais humilde e lhe mostra o suicídio como remédio para escapar ao que se lhe afigura humilhação. Se uma educação moral o houvesse colocado acima dos tolos preconceitos do orgulho, jamais se teria deixado apanhar desprevenido".
João Alberto Vendrani Donha
Curitiba, Paraná
Abril 2001
Centro Espírita Luz Eterna - CELE
cele@cele.org.br
Photobucket

Nosso Anjo da Guarda.

angel Pictures, Images and Photos

Oi amigo!
Lembrei-me de você…
Quando tudo parece não ter mais sentido,
Eis que Deus nos manda um anjo,
pra ficar no nosso pé!
Pra nos dar um colo,
Quando uma nuvenzinha escura,
Quer ameaçar chover dentro de nós.
Pra puxar nossas orelhas,
Quando caminhamos em caminhos tortos,
E com carinho nos levam na direção certa.
Pra sorrir conosco,
E comemorar nossas conquistas e nos motivar a continuar caminhando.
Ainda têm a missão de abrir nossos olhos e nossos ouvidos,
Para vermos e ouvirmos,
as obras e as palavras do Pai.
A esses anjos,
Deus chamou de amigos,
E nos fez sermos um só,
No amor Jesus!

Emmanuel - Mentor Espiritual de Chico Xavier.

Emmanuel é o nome do espírito que tutelou a atividade mediúnica de Franscisco Cândido Xavier, o maior médium psicógrafo de sempre, com mais de 350 obras psicografadas.

emmanuel
Ao tempo da passagem de Jesus pela Terra, chamou-se Públio Lentulus - senador romano -, e, ao que se sabe, foi a única autoridade que efetuou perfeito descrição Dele, através da célebre carta, publicada em numerosas línguas, autêntica obra-prima do gênero pessoalmente, encontrou-o, solicitando-lhe auxílio para a cura de sua filha Flávia, que, supomos, estaria leprosa.

Desencarnou em Pompeia, no ano 79, vítima das lavas do Vesúvio, encontrando-se na altura invisual anos depois, reencarnaria como judeu na Grécia, em Éfeso, já não mais sob a toga de orgulhoso senador romano, mas sim na estamenha de modesto escravo Nestório, que, na idade madura, participava das reuniões secretas dos cristãos nas catacumbas de Roma.

Podemos ficar com melhor conhecimento da história dessse espírito através das suas obras: Há Dois Mil Anos e Cinquenta Anos Depois , transmitidas mediunicamente através de Chico Xavier. Estas obras constituem verdadeiras obras primas de literatura mediúnica e histórica.

O Dr. Elias Barbosa diz-nos que Emmanuel, o mentor espiritual que todos respeitiamos, foi a personalidade de Manol da Nóbrega, renascido em 18 de Outubro de 1517, em Sanfins, entre Douro e Minho, Portugal, quando reinava D. Manuel I, o Venturoso . Inteligência privilegiada, ingressou na Universidade de Salamanca, Espanha, aos 17 anos, e, com 21, inscreve-se na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra, frequentando aulas de Direito Canónico e Filosofia a 14 de Junho de 1541, em plena mocidade, recebe a láurea doutoral, sendo, então, considerado doutíssiomo Padre Manoel da Nóbrega , pelo doutor Martim Azpilcueta Navarro.

Mais tarde, a 25 de Janeiro de 1554, seria um dos principais fundadores da grande metrópole São Paulo. Foi também o fundados da cidade de Salvador, Bahia, a primeira capital do Brasil.

A informação de que Emmanuel teria sido o Padre Manoel da Nóbrega, foi dada pelo próprio Emmanuel em várias comunicações através da mediunidade idónea e segura de Francisco Cândido Xavier.

No início da actividade mediúnica de Chico, nos anos trinta, ainda sem se identificar, disse-lhe que gostaria de trabalhar com ele durante longos anos, mas que necessitaria de três condições básicas para o fazer: 1ª disciplina, 2ª disciplina e 3ª disciplina. O que Chico cumpriu até hoje. Foi um modesto funcionário público do Ministério da Agricultura que jamais misturou a sua actividade profissional com o exercício da mediunidade. Não poderemos deixar de registrar, sob pena de cometermos grave omissão, que, durante as décadas que esteve ao serviço do Estado, nunca - não obstante a sua precária saúde e o trabalho doutrinário, fora das horas de serviço - deu uma única falta ou gozou qualquer tipo de licença, conforme documentos facultados pelo M.A. Também no início da sua nobre missão, Emmanuel disse-lhe que se alguma vez ele o aconselhar a algo que não esteja de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, deverá procurar esquecê-lo, permanecendo fiel a Jesus e Kardec.

Emmanuel fez também parte da falange do Espírito da Verdade que trouxe à Terra o Cristianismo restaurado, definição sua da Doutrina Espírita. No Evangelho Segundo o Espiritismo , Allan Kardec inseriu uma mensagem de Emmanuel, recebida em Paris, 1861, intitulada O Egoísmo (Cap. XI - 11)
Para além dos dois livros históricos citados, temos ainda várias dezenas de outros, dos quais destacamos: Paulo e Estevão , obra que, segundo Herculano Pires, justificaria, por si só, a missão mediúnica de Francisco Cândido Xavier Ave, Cristo e Renúncia , livros estes que, juntamente com os citados anteriormente, ajudam-nos a entender o nascimento do Cristianismo e, depois, à sua gradual adulteração este cinco livros são baseados em factos históricos verdadeiros. Foi considerado o 5º evangelista, pela superior interpretação do pensamento de Jesus analisemos os seus livros: Caminho, Verdade e Vida , Pão Nosso , Vinha de Luz e Fonte Viva .

Visto ser completamente impossível, num trabalho deste gênero, falar de toda a sua obra transmitida através de Chico Xavier, gostaríamos, no entanto, de registrar os livros: A Caminho da Luz , que nos relata uma História da Civilização à Luz do Espiritismo e Emmanuel , livro constituído por diversas dissertações importantes sobre Ciência, Religião e Filosofia, que preocupam a Humanidade.

Respeito com os idosos


Este comercial é parte de uma campanha em BH.O mundo inteiro
deveria ter o privilégio de conhecer. Se vc já viu, reveja e repasse com
força,porque esta causa é nossa!

Não se esqueça
de que o seu filho vai fazer um dia tudo aquilo que viu você fazer!!!...

Não deixe de ouvir e refletir...