quarta-feira, 16 de março de 2011

Espiritismo e Ecologia de André Trigueiro

André,Trigueiro,Espiritismo,e,Ecologia

O jornalista André Trigueiro lançou seu novo livro “Espiritismo e Ecologia” em Setembro de 2009. A 1ª edição com 10.000 exemplares já está esgotada! Confira a 2ª edição nas livrarias em todo o Brasil e na editora FEB. No livro, Trigueiro identifica os muitos pontos em comum que existem entre o Espiritismo e a Ecologia. “Se a ciência ecológica oferece um amplo espectro de observação, interligando sistemas que variam do micro ao macrocosmo, o Espiritismo desdobra esse olhar na direção do plano invisível, alargando enormemente o campo de investigação”, revela o autor. Segundo Trigueiro, “são tantas as afinidades, que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos”.


A obra reúne uma seleção de artigos, entrevistas e comentários do jornalista veiculados

De De forma clara e objetiva, o livro instiga o leitor a perceber que as múltiplas crises que experimentamos na atualidade (econômica, ambiental, social, ética) demandam uma nova percepção da realidade e um nível de comprometimento maior com a vida em suas mais diversas manifestações. O livro, o primeiro editado pela FEB inteiramente em papel reciclado, ainda traz um minidicionário ambiental com 140 verbetes extremamente úteis para consultas e estudos. Confira abaixo a relação dos capítulos:

Relação dos capítulos:

O Espiritismo em frases de efeito
Sinais de alerta
Espiritismo e Ecologia
No fervilhar do século XIX
Kardec e Haeckel
A ciência espírita
A ciência ecológica
Construindo pontes de afinidade
O planeta está dentro de nós
Em busca da sustentabilidade
Senso de urgência
Lei de Destruição
Poluição e Psicosfera
Consumo consciente
Mídia, Criança e futuro
O consumo segundo o Espiritismo
Sustentabilidade como valor espiritual
Um planeta vivo?
Uma nova chance para o amor universal
Enquanto isso, nos centros espíritas
Um pequeno dicionário ambiental
André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, criador e professor da disciplina "Jornalismo Ambiental" no Curso de Comunicação Social da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), coordenador editorial e um dos autores do livro Meio Ambiente no século XXI (Editora Sextante, 2003; em 5ª edição pela Editora Autores Associados, 2008). www.mundosustentavel.com.br

http://www.mundosustentavel.com.br

Rádio Boa Nova - Programa Nova Consciência - Jether Jacomini Filho.

Programa,Nova,Consciência,Jether,Jacomini,Filho

Um bate papo imerso nos temas estudados pela Doutrina dos Espíritos com objetivo de esclarecer, ou mesmo levantar reflexões. Com apresentação de Jether Jacomini Filho, Nova Consciência traz didatismo e comentários pertinentes, tendo em foco detalhes e desdobramentos que você pode nem ter se dado conta.

AO VIVO:

Horário: 10h00 -- Segunda-Feira
Horário: 04h00 -- Terça-Feira


http://www.radioboanova.com.br/novo/offlineplay.php?PROCODIGO=40&OFFDATA=100111&OFFPARTE=1&PRGCODIGO=14

PARA OUVIR O AUDIO CLIQUE NO TÍTULO.

Jether Jacomini Filho



O programa Transição - A Visão Espírita Para Um Novo Tempo, exibido pela Rede TV e retransmitido pela TV Mundo Maior.

Apresentado por Del Mar Franco, com Jether Jacomini Filho.

www.tvmundomaior.com.br

André Luiz Ruiz responde


Jesus e as mulheres

Congresso Espírita 2010 ( Mensagem Ivonne Pereira).

Yvonne do Amaral Pereira

Yvonne,do,Amaral,Pereira,medium,kardec,escritora

YVONNE DO AMARAL PEREIRA


Nasceu a 24 de Dezembro de 1900 na Vila Santa Tereza de Valença, na cidade de Rio das Flores, no Estado do Rio de Janeiro.

Desencarnou no dia 09 de março de1984 aos 83 anos de idade.

A mediunidade apresentou-se ainda na infncia. Com um mês de nascida ia sendo enterrada viva devido ao fenômeno da catalepsia – morte aparente – que se repetiu muitas vezes no decorrer de sua existência.

Foi criada com muita modéstia, pobreza mesmo. Aprendeu, com seus pais, a servir o próximo mais necessitado, pois em sua casa eram acolhidos com carinho e até hospedados, pobres criaturas sem recursos, inclusive mendigos.

Foi criada pela avó até os 10 anos de idade.

Aos 5 anos já via os espíritos e com eles falava. Desde a infncia ocorria-lhe também a faculdade de desdobramento em corpo espiritual.

Fez apenas o curso primário, por falta de recursos financeiros.

Seus pais eram espíritas e já faziam reuniões de estudo com os filhos, semanalmente.

Ao completar 12 anos, morava no sul de Minas, o pai colocou-lhe nas mãos um exemplar de "O Livros dos Espíritos" e outro de "O Evangelho Segundo o Espiritismo". Nesta época, escrevia poemas e contos. Desde esse tempo já via Camilo Castelo Branco mas...não sabia quem era aquele homem que lhe aparecia. Sua afinidade com ele era devido a Yvonne ter vindo de uma existência como suicida. Muito tempo depois, ao ver uma foto de Camilo, reconheceu-o...

Na puberdade, aos 13 anos passou a assistir às sessões práticas da Doutrina, das quais gostava muito, pois via os espíritos se comunicarem, inclusive o Dr. Bezerra de Menezes.

Foi médium por 54 anos. Os espíritos amigos utilizaram-na na psicografia, como médium conselheira, passista, de cura e receitista, trabalhou de 1926 à 1980.

Como médium de psicofonia, dedicou-se à cura da obsessão e no auxílio aos suicidas com uma reparação ao seu suicídio pretérito.

Costumava ler nos periódicos e jornais nomes de suicidas e orava por eles constantemente, catalogando-os num livro de preces, criado por ela.

Passado algum tempo, muitos vinham agradecer-lhe as orações e davam-lhe fortes abraços, passeando de braços dados, como velhos companheiros, no casarão do bairro da Piedade e, ela confundia se os seres visitantes estavam encarnados ou desencarnados dado às inúmeras visitas semanais.

Foi igualmente médium de efeitos físicos, mas não cultivou esse genêro de mediunidade.

A primeira vez que um espírito se materializou à sua frente foi o de sua avó paterna e a segunda foi o espírito Roberto de Canalejas trazendo mensagem sobre suicídio.

Fez palestras de 1927 até 1971 nas localidades próximas de onde residia.

Como médium psicográfica escreveu a saber:Memórias de Um Suicida recebido em 1926 mas somente editado 30 anos depois em 1956 – do espírito Camilo Castelo Branco. Nesse livro a médium penetrava na psicosfera- ambiente das cenas que psicografava.

Nas Telas do Infinito – de Camilo Castelo Branco e Bezerra de Menezes

Amor e Ódio - Charles

Nas Voragens do Pecado - Charles

O Drama da Bretanha - Charles

O Cavaleiro de Numiers - Charles

Ressurreição e Vida – Léon Tostoi e Charles

Sublimação - Léon Tostoi e Charles

Dramas da Obsessão - Bezerra de Menezes

Devassando o Invisível – Charles sob supervisão de B. de Menezes

Recordações da Mediunidade – Supervisão de Bezerra de Menezes

Ao todo foram 18 livros.

Outros espíritos também a guiaram como Bittencourt Sampaio e Eurípedes Barsanulfo com quem trabalhou muito, principalmente na cidade mineira de Lavras.

Em 1931 viu Frederic Chopin pela primeira vez mas depois nunca mais o viu. A 03/01/1957, estando em Belo Horizonte, apareceu-lhe Chopin, materializado, em seu quarto e, conversaram muito.Declarou ela à Rizzini em seu livro " Kardec, Irmãs Fox e outros", editora EME que não sabia de nenhuma ligação com Chopin, em nenhuma existência, somente o admirava como músico.

Tinha verdadeira admiração por Léon Denis, pois contava ela própria, que esse extraordinário pioneiro, expusera em sua obra que ao desencarnar, auxiliaria àqueles que lho pedissem. E sendo assim, ela sempre lhe pedia que a amparasse em seus labores...

Esses são algumas pinceladas da vida dessa extraordinária mulher a quem homenageamos.



http://www.gabitogrupos.com/

WALDO VIEIRA fala sobre ARIGÓ - 2009 (Dr. Fritz)



Projeciologia & Conscienciologia: Relacionamento e perceções do professor Waldo sobre Zé Arigó, famoso parapsíquico especialista em paracirurgia.

Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia
http://www.iipc.org.br

Centros de Altos Estudos da Conscienciologia
http://www.ceaec.org

International Academy of Consciousness
http://www.iacworld.org

PROJECIOLOGIA: (Latim: projectio, projeção;grego: logos, tratado) ciência que trata da passagem para o estado projetado, e das condições da consciência neste estado; Ciência humana que investiga as projeções energéticas da consciência através do corpo energético e as projeções da própria consciência através do psicossoma e do mentalsoma para fora do corpo humano, ou seja, das ações da consciência operando fora do estado de restringimento intrafísico cerebral e de todo corpo biológico.
SINONÍMIAS: também é conhecida como experiência fora do corpo, desdobramento, viagem astral, projeção astral, sonho lúcido, OBE ou OBEE (out-of-the-body-experience), AKE, apopsiquia, aventura extracorpórea, descorporificação, desencarnação provisória, desligamento do corpo, desprendimento voluntario, EEC (experiência extracorporal), ecsomação, emancipação da alma, experiência tanatóide, libertação existencial, meia-morte, saída sideral, viagem in spirito, jornada multidimensional, videha, visita interdimensional, vôo da mente, astral projection, dedoublemment, desdoblamiento, astralwanderung, proiezzione astrale, entre outros.

CONSCIENCIOLOGIA: Ciência que trata do estudo abrangente da consciência, executado pelas próprias consciências através dos atributos conscienciais (qualidades), veículos de manifestação (corpos de atuação) e fenômenos conscienciais multidimensionais (ocorrências extra-sensoriais em várias dimensões).
SINONÍMIAS: ciência da consciência integral, cosmonoética, egologia, Noética, espiritologia.

conscienciologia projeciologia Conscienciologia Projeciologia Curso curso fórum congresso internacional ciência cientificidade sustentabilidade onu ONU paz mundial equilíbrio serenidade evolução pessoal psicologia parapsicologia Rede Globo iipc IIPC ceaec CEAEC IAC iac Parapsiquismo epicon bioenergia bioenergias extra-sensorial paranormal treinamento qualificação natureza foz do Iguaçu globo repórter maturidade cosmoética Ética ética epicentrismo consciencial waldo vieira Valdo Vieira waldo-vieira conscientiology isca iscagem energoduto assistencial mental família grupo familiar amparo guia mentor amparador missão de vida fraternismo fraternidade ajuda auxílio ciência investigação crise existencial problemas crises emoção culpa sofrimento emocionalismo doença amor paixão dupla evolutiva campo bioenergético holochacra energossoma mentalsoma pesquisa investigacion autopesquisa projeção consciente desdobramento poder mental telecinesia telepatia premonição retrocognição assim desassim animismo ciência cientificidade energização research desperto desperticidade tertúlia tertuliarium

Waldo Vieira - Biografia

Waldo,Vieira,projeciologia,Conscienciologia,conscienciologia,medium,mediunidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Waldo Vieira (Monte Carmelo, 12 de abril de 1932) é um lexicógrafo, odontólogo, médico e médium brasileiro.

Pós-graduado em Plástica e Cosmética, em Tóquio (Japão), pesquisador independente e propositor das ciências Projeciologia e Conscienciologia, autor de três tratados, mais de vinte livros e centenas de artigos, membro da Society for Psychical Research, de Londres (Reino Unido), e da American Society for Psychical Research, de Nova Iorque (Estados Unidos), co-fundador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), International Academy of the Consciousness (IAC), Associação Internacional para Evolução da Consciência (ARACÊ), Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC) e Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS). Foi o mais conhecido médium parceiro de Chico Xavier. Hoje é o mais conhecido dissidente espírita e pesquisador brasileiro da projeção da consciência.

Na juventudade se radica em Uberaba (MG), onde se gradua em Odontologia e Medicina.
Quando estudante de Medicina, conhece o médium Chico Xavier e juntos desenvolvem nos anos 1950-60 trabalho mediúnico em conjunto na Comunhão Espírita Cristã, que resulta na publicação de diversos livros e estudos espíritas, notadamente a Coleção André Luiz.
Como médium espírita, psicografa sozinho as seguintes obras: Conduta Espírita, de André Luiz (FEB, 1960), Bem-Aventurados os Simples, de Valerium (FEB, 1962), Cristo Espera por Ti, de Honoré de Balzac (IDE, 1965), De Coração Para Coração, de Maria Celeste (FEB, 1962), Seareiros de Volta, de diversos espíritos (FEB, 1966), Sonetos de Vida e de Luz, também de diversos espíritos (IDE, 1966), Sol nas Almas, de André Luiz (CEC, 1964) e Técnicas de Viver, de Kelvin van Dine (CEC, 1967).
Em 1966, vai para o Município do Rio de Janeiro e se torna dissidente do Espiritismo para se dedicar à pesquisa da experiência fora-do-corpo ou projeção da consciência, fenômeno que considera a chave para o desenvolvimento integral da consciência.
Em 1979, lança o livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Humano, atraindo a atenção dos interessados na Projeciologia.
Em 1981, co-funda o Centro da Consciência Contínua para pesquisar as experiências fora-do-corpo e os estados alterados de consciência, em bases mais universalistas.
Em 1986, lança o tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano], com a primeira edição, de 5000 exemplares, distribuída gratuitamente entre pesquisadores e bibliotecas do país e do exterior. Com 1907 referências bibliográficas procedentes de 37 países, o tratado chancelou o estudo sério e científico sobre o assunto, hoje considerado a principal obra acadêmica brasileira sobre projeções da consciência, por meio da qual Vieira fundamentou a ciência da Projeciologia e propôs a ciência da Conscienciologia. É considerada a "bíblia" da Projeciologia. (Já na 10ª Edição).
Em 1988, co-funda no Município do Rio de Janeiro (RJ) o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), até 1994 chamado Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), organização sem fins lucrativos voltada ao ensino e pesquisa da consciência em abordagem integral, holossomática e multidimensional da personalidade. Foi o primeiro presidente do IIPC (1988-1999).
Desde então ministra diversos cursos no Brasil e no exterior, publicando 20 obras (inclusive 3 tratados) no âmbito da Conscienciologia.
Em 1994 lança o tratado 700 Experimentos de Conscienciologia, onde fundamenta a ciência da Conscienciologia.
Atualmente (2009), reside em Foz do Iguaçu, Paraná, onde trabalha, em tempo integral, na produção da Enciclopédia da Conscienciologia, no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), do qual foi co-fundador. Várias obras escritas por Waldo Vieira na área de Conscienciologia e Projeciologia foram e estão sendo traduzidas para o inglês, espanhol e mandarim. O mais recente tratado de Waldo Vieira se chama Homo Sapiens Pacificus (Foz do Iguaçu: Editares, segundo semestre de 2006, edição princeps), que oferece novos subsídios sobre Cosmoética ou Ética cósmica. Ainda no final do primeiro semestre de 2006 lança o primeiro volume da Enciclopédia da Conscienciologia (Foz do Iguaçu: Editares).
[editar] Bibliografia espírita (obras solo)Bem-Aventurados os Simples (1962)
Conduta Espírita (1960)
Cristo Espera por Ti (1965)
De Coração Para Coração (1962)
Seareiros de Volta (1966)
Sol nas Almas (1964)
Sonetos de Vida e de Luz (1966)
Técnicas de Viver (1967)
[editar] Bibliografia projeciológica e conscienciológicaProjeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Humano (1979)
Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (1986) - Considerado a Bíblia da Projeciologia.
700 Experimentos da Conscienciologia (1994)
O que é a Conscienciologia (1994)
Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal (1995)
A Natureza Ensina (1996)
Máximas da Conscienciologia (1996)
Minidefinições Conscienciais (1996)
Nossa Evolução (1996)
Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral (1996)
100 Testes da Concienciometria (1997)
200 Teáticas da Conscienciologia (1997)
Manual da Dupla Evolutiva (1997)
Manual da Proéxis: Programação Existencial (1997)
Manual da Redação da Conscienciologia (1997)
Temas da Conscienciologia (1997)
Homo sapiens reurbanisatus (2003)
Enciclopédia da Conscienciologia, v. 1 (2006)
Homo sapiens pacificus (2007)
Manual dos Megapensenes Trivocabulares (2009)

Programa Viagem Espiritual - Wagner Borges 27/10/2005




Trecho do Programa Viagem Espiritual do professor Wagner Borges transmitido em 27/10/2005 pela Rádio Mundial - 95.7 FM

Atualmente o programa é transmitido aos Domingos das 12:30 às 13:00.

Esse e outros programas podem ser ouvidos e baixados no seguinte link:

http://multimidia.ippb.org

Wagner Borges

Nascido no Rio de Janeiro em setembro de 1961 é pesquisador espiritualista, projetor extrafísico, conferencista, consultor da Revista UFO e colaborador de várias outras revistas como, Sexto Sentido, Espiritismo e Ciência, Revista Cristã de Espiritismo, e também dos seguintes jornais: Jornal Samadhi e Jornal O Legado.

É escritor - autor de onze livros dentro da temática projetiva e espiritual, dentre eles a série Viagem Espiritual, sobre as experiências fora do corpo.

É colunista de vários sites na Internet: Guruweb, SomosTodosUm, Voadores e IPPB, dentre outros.

Maiores informações

http://www.ippb.org.br

Suicídio - Para onde vão os suicidas?



Nelson Moraes responde sobre o Vale dos Suicidas.

Nelson Moraes promove esclarecimentos sobre a vida além da vida na TVA Canal 8 e na NET Canal 14 aos domingos às 19 horas.

Perispirito


Texto de L. Palhano Jr. -
Obra: Dicionário de Filosofia Espírita.
Imagens da Internet
Produzido por Sergio Carvalho
Musica - Musica da Cabala
05 Atkinu Seudata

Meditação para Remoção do medo

Experiência extracorpórea de Wagner Borges no Umbral

Chico Xavier - Historia de Valeria


DESDOBRAMENTO ESPIRITUAL



AS VICIAÇÕES E O VERDADEIRO ESPÍRITA



Como afirma Allan Kardec: “conhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo).
No nível evolutivo em que nos encontramos como reencarnados, é muito fácil nos fecharmos na gaveta da hipocrisia e vivermos de aparência, isto é: pensar uma coisa, mas falar outra e, ainda, agir diferente. Conhece-se, verdadeiramente, uma pessoa pelo nível de qualidade dos seus pensamentos.
No entanto, como não dispomos de equipamento material que classifique os pensamentos de um indivíduo, uma variável que melhor objetiva dimensionar a qualidade moral de alguém, conforme a definição do “verdadeiro espírita”, apresentada por Kardec, é o conjunto das suas atitudes práticas.
No quadro definido pelas atitudes práticas de um indivíduo, poderão apresentar-se os seus comportamentos viciosos, marcados pelo uso de quaisquer tipos de drogas, quer as aceite socialmente, como fumo e a bebida alcoólica, quer as drogas consideradas pesadas, como cocaína, craque, etc.
Para aqueles que se dizem espíritas, pesa, fundamentalmente, o exemplo. Mil frases construtivas perdem para um único mau exemplo, ou seja, a teoria edificante só tem valor real, quando se transforma em prática na vida de quem a ensina. Não basta apenas ensinar o caminho das pedras para as outras criaturas, mas o orientador precisa exemplificar, seguindo-
Isto significa que para aquele que se denomina espírita, usar charuto, cachimbo, cigarro e/ou consumir bebidas alcoólicas é precisamente igual (em função do conhecimento adquirido e da responsabilidade herdada) ao viciado em maconha, e, até mesmo, aos arremessados na sarjeta, pelo consumo da cocaína, do craque e outras drogas pesadas.
Não é suficiente nos definirmos como espíritas, mas nos classificarmos como “verdadeiros espíritas”, conforme nos incentiva Allan Kardec e nos desafia o próprio Cristo ao nos propor: “sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus”. Portanto, se radicais precisamos sê-lo, na busca da perfeição, só o faremos ao seguir as orientações desses dois mestres por excelência, que jamais nos ensinaram meias verdades, porém verdades inteiras.
“Ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”, como muito bem complementa Kardec, deve ser a meta e o compromisso inadiável de todo espírita que precisa, urgentemente, contribuir para a transformação moral da sociedade tão, ainda, marcada pela corrupção tanto quanto chumbada aos vícios.”


http://www.forumespirita.net/

terça-feira, 15 de março de 2011

Eric Clapton/Tears in heaven

Gregorian - My Immortal - Video made by ME! (Evanescence)

Catholic music - musica católica - Gregorian Chants

Sarah Brightman - La Califfa

Auto Hipnose - Regressao - metodo BRIAN WEISS

Questões Frequentes



O que é o espiritismo?
O espiritismo é uma doutrina filosófica de consequências morais. Historicamente, surge dos estudos de Allan Kardec, conhecido como o seu codificador, isto em meados do séc. XIX.
A doutrina espírita baseia-se na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos espíritos, na reencarnação, na existência de Deus, na lei de causa e efeito, na pluralidade dos mundos habitados.


O Espiritismo cura?
O espiritismo esclarece. A partir desse esclarecimento é possível que quem o procura, se entendeu a mensagem, se encaminhe cada vez mais para a saúde plena, cuja residência, em última instância, reside na mente de cada um.

O que não é o espiritismo?
Outras formas de espiritualismo que não se identifiquem claramente com os estudos de Allan Kardec. Por exemplo, crenças baseadas em rituais e superstições, liturgias, defumadouros, velas, etc. - isto não é espiritismo, mas sincretismos espiritualistas diversos, um mundo à parte do do espiritismo.

O que é um médium?
Um sensitivo. Alguém que tem uma sensibilidade especial para ser intermediário na comunicação dos espíritos desencarnados connosco.

O que é um espírito?
Um espírito encarnado é qualquer um de nós que vive na Terra, no aprendizado que passa pela utilização do seu corpo físico.
Um espírito desencarnado é algum de nós que, pelo fenómeno da morte, larga o corpo físico e passa à dimensão etérea que é o mundo espiritual.

Quem são os espíritas? Cobram dinheiro?
Os espíritas são pessoas comuns, com as profissões mais diversas, que se interessam pelo estudo e vivência do ideal fraterno que o espiritismo revela. Não cobram dinheiro.

Para aprender espiritismo que livros devo ler?
Primeiro, os livros de Allan Kardec, sobretudo «O livro dos Espíritos». Depois, as obras de bons autores complementares.

Que tipos de ajuda dá uma associação espírita?
Uma associação espírita, sem cobrar o que quer que seja, presta serviços de apoio fraterno, tais como esclarecimentos, incentiva em quem o visita a auto-estima, de forma a que, por mais dificieis sejam os problemas que enfrente (ou não) vá cada vez mais lidando com a vida de uma forma mais feliz.

Quem são os espíritas?
Os espíritas são pessoas normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, e que nos seus tempos livres dedicam-se ao estudo, e prática do espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.

O que é o Espiritismo?
O Espiritismo define-se como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destinos dos Espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo. A Doutrina Espírita (ou Espiritismo) não é mais uma religião, nem mais uma seita. É uma ciência filosófica de consequências morais. Ensina-nos a entender a dinâmica da vida, a entendermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos no concerto eterno da vida. Nesse sentido o Espiritismo ajuda o homem a melhorar-se e a crescer espiritualmente. O Espiritismo é ciência, filosofia e moral.

Ciência
Porque investiga (utilizando o método experimental, indutivo e dedutivo) os factos espíritas, os chamados fenómenos mediúnicos ou contactos com o mundo espiritual, que são factos naturais, normais.

Filosofia
Porque dá uma interpretação da vida, respondendo às naturais questões «quem sou eu?»,«de onde venho?», «o que faço na Terra?», «para onde irei depois da morte?», explicando os factos espíritas e extraindo daí toda uma filosofia de vida.

Moral
Porque objectiva a transformação moral do homem, explicando que o homem somente será feliz quando colocar em prática as noções ético-morais que Jesus deixou na Terra, espalhando a fraternidade entre os homens e melhorando assim o tecido social do planeta, dinamizando a tolerância, o perdão, a compreensão, pacificando assim o homem e consequentemente a sociedade.

Princípios básicos do Espiritismo

A existência de Deus - que é o criador do Universo, suprema inteligência, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, omnipotente, soberanamente justo e bom.

Imortalidade da alma – O Espiritismo demonstra experimentalmente que somos imortais, que o Espírito é eterno, que apenas o nosso corpo de carne morre, pesquisando esses factos com pessoas que têm a capacidade de captar o mundo dos Espíritos (médiuns ou pessoas dotadas de paranormalidade ou percepção extra-sensorial).

Comunicabilidade dos Espíritos – Através da mediunidade (capacidade que algumas pessoas têm para captar o mundo espiritual ou extrafísico) prova-se que é possível comunicar com aqueles a quem chamamos de “mortos”, mas que estão tão vivos como nós. Eles vêm do mundo espiritual dar provas inequívocas da sua imortalidade, com dados concretos que mais ninguém poderia saber, comunicando das suas alegrias ou tristezas, de acordo com os seus estados de alma, dando-nos ensinamentos para que não repitamos os mesmos erros, tendo assim o ensejo de sermos mais felizes.


A reencarnação –O Espiritismo diz-nos que já vivemos muitas vidas antes desta e que viveremos muitas mais. Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes e todos chegarão um dia ao estado de Espírito puro. Esse trajecto será mais ou menos demorado, de acordo com o livre-arbítrio de cada um, dependendo do seu esforço próprio. Somos nesta vida o somatório das vidas anteriores e a próxima vida dependerá também do que realizarmos nesta existência. Existe uma lei de causa e efeito. Nada acontece por acaso, existindo no nosso passado de vidas anteriores, causas para muitos dos problemas que temos hoje em dia. Seremos mais felizes ou infelizes na vida futura, de acordo com o que realizarmos nesta existência. A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória, como já nos advertira Jesus.


Pluralidade dos mundos habitados –O Espiritismo diz-nos que todos os planetas são, de um modo geral, habitados por Espíritos em diferentes estados evolutivos, ora em corpos adequados a esses planetas ora no mundo espiritual correspondente a esse planeta. Assim, as condições existenciais nesses planetas poderão, caso exista vida organizada como na Terra, ser iguais, inferiores ou superiores às da Terra.


Como conhecer o Espiritismo?
Lendo os livros de Allan Kardec que poderá encontrar nas livrarias.

O Livro dos Espíritos – Tem 1019 perguntas e respostas (geralmente as questões que as pessoas colocam quando se interessam por este tema). Contém os princípios filosóficos do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e as suas relações com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da humanidade.

O Livro dos Médiuns – Contém a parte experimental do Espiritismo, explicando a mediunidade, como lidar com ela, os meios de comunicação e relacionamento com o mundo espiritual, bem como usar a mediunidade em segurança.

O Evangelho Segundo o Espiritismo – É o livro dedicado à parte ético-moral da Doutrina Espírita, explicando os ensinamentos de Jesus, à luz do Espiritismo e a sua aplicação a diversas áreas da nossa vida, numa linguagem acessível e actual.

O Céu e o Inferno – Faz um estudo comparado entre as várias doutrinas sobre a vida para além da morte do corpo de carne, mostrando os mecanismos através dos quais a justiça e equidade divinas se manifestam no nosso dia-a-dia.

A Génese – Descreve-nos a criação da vida no Universo, a formação da Terra, dos seres vivos, e explica as leis dos fluidos e as leis que regem o mundo dos espíritos.


O que não é o espiritismo?

O Espiritismo não se compadece com negócios, comércio, aceitação de dinheiro em troca de auxílio.

Os espíritas não colocam anúncios nos jornais publicitando os seus dotes, prometendo curas e resolução de problemas.

Quem assim procede NÃO É ESPÍRITA. Quando muito poderão ser médiuns mas não são médiuns espíritas.

Os médiuns espíritas não cobram, não aceitam dinheiro e auxiliam com completo desinteresse, objectivando apenas o auxílio fraterno ao próximo, trabalhando sempre em grupo, nos centros espíritas e nunca sozinhos.

O Espiritismo não tem sacerdotes, chefes, hierarquias, rituais, cerimónias, sacramentos, cultos, imagens, santos, velas, defumadouros, vestes especiais, nem tem nada a haver com superstição, crendice, curandeirismo, magia, bruxaria, adivinhação.

O Espiritismo é cultura.


As obras básicas do espiritismo, também conhecidas como codificação espírita, são cinco livros publicados pelo pedagogo Hippolyte León Denizard Rivail, sob o pseudónimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868, na França. São elas, por ordem de publicação:

•O Livro dos Espíritos - Obra essencialmente filosófica, em que se estabelecem os princípios da Doutrina Espírita (1857);
•O Livro dos Médiuns - Versa sobre o carácter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenómenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenómenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física (1861);
•O Evangelho segundo o Espiritismo - Obra de cunho essencialmente moral, em que Kardec selecciona os Evangelhos canónicos da Bíblia como ponto de partida para a inferência de fundamentos morais comuns a todos os "grandes sistemas religiosos", fundamentos esses cuja consonância com o espiritismo procura ser demonstrada por ele (1864);
•O Céu e o Inferno - Composta de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico da doutrina católica sobre a transcendência, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões trazidas da existência transcendente (1865);
•A Génese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo - Composta de três partes. A primeira parte trata da Génese, isto é, da formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados. A segunda parte trata dos milagres; discute sobre o que pode ser considerado milagre, e explica, à luz do Espiritismo os muitos milagres feitos por Jesus. A terceira parte explica como e porque podem haver previsões de coisas futuras, pressentimentos e coisas assim (1868).
Outras publicações de Kardec

•Obras Póstumas: serve como um complemento para a compreensão da Doutrina. São escritos e estudos do codificador, com anotações preciosas sobre os bastidores da fundação do Espiritismo. Tem este nome porque foi publicado após sua morte (desencarne).
•O que é o Espiritismo?: de uma maneira didáctica, conduzindo os temas através de diálogos fictícios, o autor (Allan Kardec) procura introduzir o leitor nos conceitos básicos do Espiritismo. Assim sendo, este pode tomar conhecimento desses de maneira gradual, sem sobressaltos, e em linguagem bem mais acessível.
•A Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos - (Revue Spirite - Journal d'Études Psychologiques) foi fundada por Allan Kardec, o codificador do Espiritismo em 1 de janeiro de 1858, tendo sido por ele editada até a sua desencarnação, ocorrida em 31 de Março de 1869.
Os números publicados durante esses 12 anos foram traduzidos para o português, podendo ser encontrados em três edições, uma pela Editora IDE - Instituto de Difusão Espírita, em tradução de Salvador Gentille, outra pela Editora Cultural Espírita Edicel, em tradução de Júlio Abreu Filho e, a mais recente, pela Federação Espírita Brasileira, em tradução de Evandro Noleto.

Como se poderá verificar, comparando os números editados por Kardec com as Obras Básicas, o Codificador utilizava a Revista Espírita para desenvolvimento e debate de ideias que seriam, muitas delas, após consolidadas, transferidas para os livros da Codificação publicados após O Livro dos Espíritos. Assim sendo, o estudo dos números da Revista Espírita publicados durante seus primeiros 12 anos é fundamental para entendimento da Doutrina Espírita.

Após a desencarnação de Kardec, a Revue Spirite permaneceu sendo publicada na França, com interrupções apenas entre 1915 e 1917, devido à Primeira Guerra Mundial, entre 1940 e 1947, devido à Segunda Guerra Mundial e entre janeiro de 1977 e maio de 1986 pelo abandono do título. Em 11 de maio de 1989 a Union Spirite Française et Francophone (USFF) - União Espírita Francesa e Francófona - obteve o registo oficial da Revue Spirite e reiniciou a sua edição em conjunto com o Conselho Espírita Internacional (CEI). Hoje a Revista Espírita é editada em francês, esperanto, espanhol, inglês, polonês e russo.

http://www.forumespirita.net

Qual a diferença entre mediunidade de transporte e desdobramento?



Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Desdobramento: é um processo de exteriorização do espirito,permanecendo ligado ao corpo pelo cordão fluidico, nesses casos o espirito desfruta de uma liberdade relativa segundo seu grau de evolução e pode afastar-se a consideraveis distancias

O desdobramento é muito confundido com a bicoeporeidade no qual o espirito encarnado pode deixar o corpo e aparecer em outro local com uma tangibilidade momêntanea um exemplo classico do fenomeno de bicorporeidade é o caso de santo antonio de Padua que estava na espanha quando seu pai ia a suplicio acusado de uma morte em Padua,( Italia) neste momento santo Antonio aparece e demonstra a inocência do pai e revela o criminoso, porém foi constatado que santo Antonio não havia deixado a espanha

Mediunidade de transporte: capacidade do médium de servir de auxiliar aos espiritos através da doação de fluidos para os fenômenos de transporte de coisas ou pessoas fazendo com que corpos inertes possam se mover ou ficarem suspensos no ar sem um ponto de apoio, esse tipo de mediunidade de efeitos fisícos era muito comum nos tempos de Kardec quando se iniciou o estudo da mediunidade atualmente é muito raro um fenômeno de transporte autêntico

Fiquem na Paz de Deus

http://br.answers.yahoo.com/

OS TIPOS MAIS COMUNS DE MEDIUNIDADE



A vibração de uma entidade, toma conta de todo o seu corpo. A sintonia é mental e pode produzir uma incorporação parcial ou
uma integral.

Na incorporação parcial, o médium fica consciente, isto é, ele sabe que está ali, sente, observa, mas não domina o corpo nem
controla o raciocínio. Perde, também, a noção de tempo e, embora tenha sido espectador de si mesmo, perde a noção de muita coisa
que se passou, ao desincorporar. Na incorporação parcial pode haver uma quebra de sintonia ocasional, o que permitirá ao médium
interferir na comunicação.

Na incorporação integral, o médium fica totalmente inconsciente, pois há uma perfeita sintonia com a vibração da entidade.
Nesse caso, não há possibilidade de interferência e, ao desincorporar, o médium não vai se lembrar de nada do que se passou.

Queremos esclarecer que a incorporação parcial é tão autêntica quanto a integral. O único problema é o médium não interferir,
procurando se isolar e deixar que a entidade atue livremente. A esmagadora maioria dos médiuns (mais de 95%) trabalha em
incorporação parcial e uma pequeníssima minoria (menos de 5%), em incorporação integral.

Vidência: é o tipo de mediunidade que permite, àquele que a possui desenvolvida, ver as entidades, as irradiações. Pode ser de
três tipos: Direta, Intuitiva e Focalizada.

Vidência Direta, o médium pode ver as entidades de quatro maneiras diferentes:

1 - Na projeção, o médium vê apenas um facho de luz, uma coloração que depende da vibração atuante. Não vê forma humana,
nem identifica a entidade.

2 - Na parcial, o médium percebe uma forma humana ao lado de quem está trabalhando espiritualmente, mas ainda não dá uma
perfeita identificação. Vê somente o contorno, a forma.

3 - No acavalamento, o médium vê a entidade por cima dos ombros de outro médium. Já percebe se é masculina ou feminina,
se é caboclo ou preto-velho ou outro falangeiro qualquer, se os cabelos são longos ou curtos, etc. Muitos médiuns que tiveram esse tipo
de vidência afirmam, por desconhecimento, que as entidades vistas possuíam mais de dois metros de altura, não percebendo que a
entidade, vista acima dos ombros de outro médium, produziu uma falsa impressão de altura.

4 - No encamisamento, o médium vê a entidade toda, perfeita. Isso acontece na incorporação integral, quando a entidade toma
conta do corpo de um outro médium.


Na Vidência Intuitiva, o médium vê apenas com a mente. Ele se concentra e recebe a imagem mental, por intuição.

Na Vidência Focalizada, o médium utiliza algum objeto para a vidência, como um copo d'água ou um cristal. As imagens
aparecem no objeto de vidência.


Clarividência: é o tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Os
clarividentes podem ver os corpos astral e mental de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais. É um
tipo de mediunidade difícil de ser encontrado.

Audição: o médium ouve uma voz clara e nítida nos seus ouvidos e dessa forma recebe as mensagens. Na audição, devemos
ter o mesmo cuidado que temos na intuição, no que diz respeito à identificação de quem está dando a mensagem.

Transporte: é a capacidade de visitar espiritualmente outros lugares, enquanto o corpo físico permanece repousando
tranqüilamente; o espírito se desliga do corpo e vai para o espaço. Esse transporte pode ser voluntário ou involuntário.

No transporte voluntário, o médium se predispõe a realizá-lo. Ele se concentra e se projeta espiritualmente a outros lugares,
tomando conhecimento do que vê e do que ouve.

O transporte involuntário ocorre durante o sono. Todos nós nos desligamos do corpo físico durante o sono e entramos em
contato com pessoas e lugares dos quais não nos recordamos ao acordar. Às vezes, recebemos nesses transportes soluções para os
nossos problemas que, mais tarde, nos parecerão idéias próprias. A respeito, diz um ditado popular: "Para a solução de um grande
problema, nada melhor que uma boa noite de sono".

Desdobramento: é um transporte em que o espírito do médium fica visível à outra pessoa. O corpo físico fica repousando, o
espírito do médium se transporta a outro ambiente e, nesse ambiente, torna-se visível.

Psicografia: tipo de mediunidade muito comum, podendo ser Intuitiva, Semimecânica ou Mecânica. É a capacidade de receber
comunicações pela escrita.

Psicografia Intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e as passa para o papel. É pura intuição.

Na Psicografia Semimecânica, o médium, à medida que vai escrevendo, vai também tomando conhecimento do que escreve. O
espírito atua, simultaneamente, na mente e na mão do médium.

Na Psicografia Mecânica, o espírito atua somente na mão do médium, que escreve sem tomar conhecimento da mensagem
recebida.

Quando, ao invés de escrever, o espírito utiliza a mão do médium para pintar, esse tipo de mediunidade é chamado de
psicopictografia.

http://cethrio.vilabol.uol.com.br

Mediunidade de cura



José Argemiro da Silveira

de Ribeirão Preto, SP

Temos observado que vários companheiros do movimento espírita reprovam a mediunidade de cura, como se fosse uma atividade estranha à boa Doutrina. Isto se deve, provavelmente, ao fato de que alguns médiuns dessa especialidade, por não conhecerem, não procuram observar, no exercício da mediunidade, os ensinamentos da Doutrina Espírita. Conseqüentemente, agem em desacordo com o que ensina o Espiritismo, levando os menos avisados a reprovarem, em sua totalidade, toda atividade desse campo. Porém, esta não é uma atitude correta. O fato de alguns utilizarem mal suas faculdades, ou agirem em desacordo com os princípios espíritas, não justifica a atitude de negar valor a todos que trabalham nessa área. A mediunidade de cura é estudada no Espiritismo. Portanto, neste, como em outros setores, é sempre necessário aprofundar o conhecimento do assunto, para não emitir opiniões levianas, sem fundamento. Necessário saber distinguir o certo do errado, não aprovar tudo, mas também não reprovar, sem o devido conhecimento do assunto.

Allan Kardec no Livro dos Médiuns, 2.ª parte, cap. XVI, item 189, registra: "Médiuns curadores - Os que têm o poder de curar ou de aliviar os males pela imposição das mãos ou pela prece. Esta faculdade não é essencialmente mediúnica pois todos os verdadeiros crentes a possuem, quer sejam médiuns ou não. Freqüentemente não é mais do que a exaltação da potência magnética, fortalecida em caso de necessidade pelo concurso dos Espíritos bons". No item 175, cap. 14, do mesmo livro: "Médiuns curadores - Somente para mencioná-la, trataremos aqui desta variedade de médiuns, porque o assunto exigiria demasiado desenvolvimento para o nosso esquema. Estamos, aliás, informados de que um médico nosso amigo se propõe a tratá-la numa obra especial sobre a medicina intuitiva". E no item 193, cap. 16, diz: "Médiuns medicinais - sua especialidade é a de servirem mais facilmente aos Espíritos que fazem prescrições médicas. Não se deve confundi-los com os médiuns curadores, porque nada mais fazem do que transmitir o pensamento do Espírito, e não exercem por si mesmos nenhuma influência. Muito comuns".

Allan Kardec considera "muito comuns" os médiuns medicinais, "aqueles cuja especialidade é a de servirem mais facilmente os Espíritos que fazem prescrições médicas". Quando trata dos "médiuns curadores" coloca que "o assunto exigiria demasiado desenvolvimento" para o esquema do livro (Livro dos Médiuns). Mas fica claro a importância do tema.

Pergunta feita ao Divaldo P. Franco ("Diretrizes de Segurança", item 21, cap. 1.°) - Qual a finalidade da existência de médiuns curadores?" Resposta: "A prática do bem, do auxílio aos doentes. O apóstolo Paulo já dizia: "Uns falam línguas estrangeiras, outros profetizam, outros impõem as mãos". Como o Espiritismo é o Consolador, a mediunidade, sendo o campo, a porta pelos quais os Espíritos Superiores semeiam e agem, a faculdade curadora é o veículo da Misericórdia para atender a quem padece, despertando-o para as realidades da Vida Maior, a Vida Verdadeira. Após a recuperação da saúde, o paciente já não tem o direito de manter dúvidas nem suposições negativas ante a realidade do que experimentou. O médium curador é o intermediário para o chamamento aos que sofrem, para que mudem a direção do pensamento e do comportamento, integrando-se na esfera do Bem".

As pessoas que condenam todo e qualquer tipo de atividade na mediunidade de cura deveriam estudar a biografia de Eurípedes Barsanulfo, Cairbar Schutel, e tantos outros. O próprio Francisco C. Xavier, durante muito tempo, atendeu a essas tarefas. Os médicos desencarnados, especialmente Bezerra de Menezes, por intermédio dele, respondia a centenas de consultas durante as reuniões semanais. Da biografia do médium João Gonçalves do Nascimento, que está no livro "Grandes Espíritas do Brasil", organizado por Zêus Wantuil, e editado pela Federação Espírita Brasileira, consta o seguinte: "Foi por volta de 1882 que o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, então deputado geral na Corte do Rio de Janeiro, resolveu consultar o médium Nascimento sobre uma dispepsia que havia cinco anos o torturava, não obstante haver ele recorrido aos mais famosos facultativos. — Eu não acreditava nem deixava de acreditar na medicina medianímica, e confesso que proprendia mais para a crença de que o tal médium era um especulador - eis como Bezerra de Menezes julgava, a princípio, o abnegado Nascimento. Servindo-se de um amigo de confiança, e em circunstâncias que não permitissem qualquer espécie de fraude, o grande político cearense obteve a receita solicitada, com a descrição de toda a sua moléstia, seguiu o tratamento prescrito, e, o que a Medicina oficial não conseguira em cinco anos, Nascimento o obteve em apenas três meses. Este e outro fato posterior, agora com a segunda esposa de Bezerra, a qual tinha erradamente sido tratada como tuberculosa por importantes médicos, ficara para sempre curada com as receitas do famoso médium do Grupo Espírita Fraternidade. "Nada me impressionou mais afirmou Bezerra - do que ver um homem, sem conhecimentos médicos e até sem instrução regular, discorrer sobre moléstias, com proficiência anatômica e fisiológica, sem claudicar, como bem poucos médicos o podem fazer".

A biografia do médium Nascimento prossegue citando vários outros casos extraordinários de diagnósticos corretos e curas, realizadas por seu intermédio.

A mediunidade curadora deve ser tratada como qualquer outra modalidade mediúnica. Não se pode aprovar tudo o que se faz nessa área, mas negar, indiscriminadamente, como se toda atividade nesse campo fosse estranha à Doutrina Espírita não é correto. O médium de cura deve orientar seu procedimento, observando:

Vinculação a um Centro Espírita - A maior parte dos problemas constatados reside no fato de o médium não se submeter aos regimes doutrinários de um Centro Espírita;
Estudo Sistemático do Espiritismo - Não se pode separar a prática mediúnica do estudo constante dos postulados espíritas;
Gratuidade absoluta - A Doutrina Espírita não se coaduna com qualquer tipo de cobrança de prestação de serviço espiritual. ainda que disfarçada sob a forma de "presentes", ou de "doações para instituições";
Exercício Constante da Humildade - O médium de cura deve conscientizar-se de que ele é apenas um elemento na complexa engrenagem organizada pelo mundo maior, engrenagem esta que vai encontrar no Cristo o seu condutor maior.
(Jornal Verdade e Luz Nº 170 de Março de 2000)

fonte:http://www.espirito.org.br/

Incorporação



Um Espírito não pode tomar temporariamente o invólucro_corporal de uma pessoa viva, isto é, introduzir-se num corpo animado e obrar em lugar do outro que se acha encarnado neste corpo. O Espírito não entra em um corpo como entras numa casa. Identifica-se com um Espírito_encarnado, cujos defeitos_e_qualidades_sejam_os_mesmos que os seus, a fim de obrar conjuntamente com ele. Mas, o encarnado é sempre quem atua, conforme quer, sobre a matéria de que se acha revestido. Um Espírito não pode substituir-se ao que está encarnado, por isso que este terá que permanecer ligado ao seu corpo até ao termo fixado para sua existência material.



[9a - página 250 questão 473]

Incorporação [do latim incorporatione] – 1. Ato ou efeito de incorporar(-se). 2. O termo incorporação tem sido aplicado inadequadamente à mediunidade_psicofônica, pois não tem como dois espíritos ocuparem o mesmo corpo. No entanto, alguns teóricos espíritas afirmam que a incorporação se dá quando o Espírito, ainda que sob o controle do médium, tem a liberdade de movimentar por completo o corpo do mesmo, o que seria também chamado de psicopraxia.
Ato em que o espírito desencarnado "entra" no corpo do médium para uma interação com os demais encarnados. O espírito do médium cede lugar momentaneamente para o espírito animador. Este sempre permanece no aparelho por algum tempo, sendo totalmente impossível uma incorporação mais duradoura. O espírito que incorpora em um corpo pode doar ou sugar energias do corpo que lhe acolhe, dependendo do grau de adiantamento do espírito em questão. O espírito do médium permanece ligado a seu corpo pelo "cordão-de-prata". A incorporação é um dos mais interessantes e praticados fenômenos espíritas.Suas possibilidades são muitíssimo vastas, não só do ponto de vista da comunicação efetiva com o espírito como sua interação com o meio físico mais propriamente.Verifica-se, em muitos casos, um grande desgaste por parte do espírito logo após a desincorporação, possivelmente devido a grande troca energética que se verifica entre o espírito, o médium e o meio. (Leitura básica: "O livro dos médiuns" de Allan Kardec)

http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-i.html




Psicopraxia [do grego psyché= espírito + práxis= ação] – Termo de pouco uso e que significa o mesmo que incorporação, a ação de um Espírito através do corpo de um médium.



http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-p.html


Quanto ao processo fenomênico da incorporação: Mediunicamente falando, as medidas são as mesmas adotadas nos casos de psicografia comum, acrescentando-se, porém, que necessitaremos proteger, com especial carinho, o centro da linguagem na zona motora, fazendo refletir nosso auxílio magnético sobre todos os músculos da fala, localizados ao longo da boca, da garganta, laringe, tórax e abdômen.



[16a - página 242] André Luiz

Alexandre, espírito orientador de André Luiz, como de outras vezes, esmerava-se em ministrar o exemplo da cooperação sadia. Determinou que alguns colaboradores dos nossos auxiliassem o sistema_endocrínico da médium, de maneira geral, e proporcionassem ao fígado melhores recursos para a normalização imediata de suas funções, estabelecendo-se determinado equilíbrio para o estômago e intestinos, em virtude das necessidades do momento, para que o aparelho mediúnico funcionasse com a possível harmonia.

Valendo-se do concurso magnético que lhe fora oferecido, a médium sentia-se francamente mais forte.

Mais uma vez, contemplava, admirado, o fenômeno luminoso da epífise e acompanhava o valioso trabalho de Alexandre na técnica de preparação mediúnica, reparando que ali o incansável instrutor se detinha mais cuidadosamente na tarefa de auxilio a todas as células do córtex cerebral, aos elementos do centro da linguagem e às peças e músculos do centro da fala.

Terminada a oração e levado a efeito o equilíbrio vibratório do ambiente, com a cooperação de numerosos servidores de nosso plano, Otávia, a médium, foi cuidadosamente afastada do veículo_físico, em sentido parcial, aproximando-se Dionísio, que também parcialmente começou a utilizar-se das possibilidades dela. Otávia mantinha-se a reduzida distância, mas com poderes para retomar o corpo a qualquer momento num impulso próprio, guardando relativa consciência do que estava ocorrendo, enquanto que Dionísio conseguia falar, de si mesmo, mobilizando, no entanto, potências que lhe não pertenciam e que deveria usar, cuidadosamente, sob o controle direto da proprietária legítima e com a vigilância afetuosa de amigos e benfeitores, que lhe fiscalizavam a expressão com o olhar, de modo a mantê-lo em boa posição de equilíbrio emotivo. Reconheci que o processo de incorporação comum era mais ou menos idêntico ao da enxertia da árvore frutífera. A planta estranha revela suas características e oferece seus frutos particulares, mas a árvore enxertada não perde sua personalidade e prossegue operando em sua vitalidade própria.



Ali também, Dionísio era um elemento que aderia às faculdades de Otávia, utilizando-as na produção de valores espirituais que lhe eram característicos, mas naturalmente subordinado à médium, sem cujo crescimento mental, fortaleza e receptividade, não poderia o comunicante revelar os caracteres de si mesmo, perante os assistentes. Por isso mesmo, logicamente, não era possível isolar, por completo, a influenciação de Otávia, vigilante. A casa física era seu templo, que urgia defender contra qualquer expressão desequilibrante, e nenhum de nós, os desencarnados presentes, tinha o direito de exigir-lhe maior afastamento, porquanto lhe competia guardar as suas potências fisiológicas e preservá-las contra o mal, perto de nós outros, ou a distância de nossa assistência afetiva.

[16a - página 250] - André Luiz

Mediunidade de incorporação e a glândula pineal

Glaci Ribeiro da Silva

http://www.racionalismo-cristao.org.br/gazeta/mediunid/mediunidade-e-glandula-pineal.html

fonte:http://www.guia.heu.nom.br

XIII Conferência Estadual Espírita



A Federação Espírita do Paraná convida para a
XIII Conferência Estadual Espírita
com o tema Mediunidade com Jesus
18 A 20 de marco - no Expotrade Pinhais
Entrada Franca

DataHorárioExpositorAtividade
18/03/2011
6ª feira20h00Musical
Plinio OliveiraConcerto de boas vindas com Plinio Oliveira e orquestra
20h30Divaldo P FrancoConferência - Mediunidade com Jesus
19/03/2011
Sábado9h / 10h30Suely Caldas SchubertSeminário - Obsessão, Terapêutica e Prevenção com Jesus
10h30 / 11hIntervalo
11h / 12hAlberto AlmeidaConferência - Mediunidade nas Relações Interpessoais
12h / 14hAlmoço
14h / 15hHaroldo Dutra DiasConferência - Mediunidade nos Evangelhos
15h / 15h30Intervalo
15h30 / 16h30Sandra BorbaConferência - Mediunidade na Perspectiva da Educação
16h30 / 17Intervalo
17h / 18h30Divaldo P FrancoSeminário - Transtornos Mediúnicos
18h30 / 20h30Jantar
19h / 20hMusical
Plinio OliveiraHomenagem Musical à Divaldo Franco
20h30Raul TeixeiraConferência - Espiritismo e Mediunidade
20/03/2011
Domingo8h45 / 9h45Sandra BorbaConferência - Fenômeno Mediúnico Através dos Tempos
9h45 / 10h05Intervalo
10h05 / 11h05Alberto AlmeidaConferência - Mediunidade e Saúde
11h05 / 12h05Haroldo Dutra DiasConferência - Mediunidade na Obra de Emmanuel
12h05 / 13h35Almoço
13h35 / 15h05Raul TeixeiraSeminário - Perigos e Inconvenientes da Mediunidade
15h05 / 16h30TodosPainel - Conclusão dos Temas

Expotrade - Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10454 - Pinhais
Informações: www.feparana.com.br | (41) 3223-6174

domingo, 13 de março de 2011

O retrato de jesus


O retrato de jesus - Presentation Transcript
1.Uma Linda Mensagem Em Roma, no arquivo do Duque de Cesadini, foi encontrado uma carta de Públio Lêntulus. Legado na Galiléia, do imperador romado Tibério César. Eis a carta que é um retrato fiel de Jesus:
2.Existe em nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado profeta da verdade e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador do Céu e da Terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado;
3.em verdade, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus; ressuscita os mortos, cura os enfermos; em uma palavra; é um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto.
4.Há tanta majestade no rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, distendidos até as orelhas e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos Nazarenos;
5.O seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face de uma cor moderada: o nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, mas separada pelo meio; seu olhar é muito especioso e grave; tem os olhos graciosos e claros;
6.O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora e quando ameniza faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade.
7.Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele alguém se aproxima, verifica que é muito modesto na presença e na pessoa.
8.É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua Mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo jamais visto, por estas partes, uma donzela tão bela...
9.De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes,
10.Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o tem como Divino e muitos me querelam afirmando que é contra as leis de tua Majestade.
11.Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele tem praticado, afirmam ter dele recebido grandes beneficios e saúde. Públio Lêntulus

http://www.slideshare.net/forumespirita/

Humor...



Um evangélico, um católico e um espírita, ao desencarnarem chegam ao céu e Deus pergunta a cada um deles o que cada um mais deseja:

- O católico: Quero que acabem com estes evangélicos barulhentos e chatos, já não aguento mais tanta gritaria!
- O Evangélico: Deus! Acabe com estes católicos arrogantes e idólatras que só sabem ficar rezando terço!
- O espírita tá lá quietinho... então Deus pergunta a ele o seu desejo:
- Ah, Deus, sou espírita, não busco nada para mim, só penso no bem-estar do próximo. Se o Senhor atender a estes dois irmãozinhos já estarei satisfeito!!!

http://www.forumespirita.net/