terça-feira, 15 de março de 2011

Questões Frequentes



O que é o espiritismo?
O espiritismo é uma doutrina filosófica de consequências morais. Historicamente, surge dos estudos de Allan Kardec, conhecido como o seu codificador, isto em meados do séc. XIX.
A doutrina espírita baseia-se na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos espíritos, na reencarnação, na existência de Deus, na lei de causa e efeito, na pluralidade dos mundos habitados.


O Espiritismo cura?
O espiritismo esclarece. A partir desse esclarecimento é possível que quem o procura, se entendeu a mensagem, se encaminhe cada vez mais para a saúde plena, cuja residência, em última instância, reside na mente de cada um.

O que não é o espiritismo?
Outras formas de espiritualismo que não se identifiquem claramente com os estudos de Allan Kardec. Por exemplo, crenças baseadas em rituais e superstições, liturgias, defumadouros, velas, etc. - isto não é espiritismo, mas sincretismos espiritualistas diversos, um mundo à parte do do espiritismo.

O que é um médium?
Um sensitivo. Alguém que tem uma sensibilidade especial para ser intermediário na comunicação dos espíritos desencarnados connosco.

O que é um espírito?
Um espírito encarnado é qualquer um de nós que vive na Terra, no aprendizado que passa pela utilização do seu corpo físico.
Um espírito desencarnado é algum de nós que, pelo fenómeno da morte, larga o corpo físico e passa à dimensão etérea que é o mundo espiritual.

Quem são os espíritas? Cobram dinheiro?
Os espíritas são pessoas comuns, com as profissões mais diversas, que se interessam pelo estudo e vivência do ideal fraterno que o espiritismo revela. Não cobram dinheiro.

Para aprender espiritismo que livros devo ler?
Primeiro, os livros de Allan Kardec, sobretudo «O livro dos Espíritos». Depois, as obras de bons autores complementares.

Que tipos de ajuda dá uma associação espírita?
Uma associação espírita, sem cobrar o que quer que seja, presta serviços de apoio fraterno, tais como esclarecimentos, incentiva em quem o visita a auto-estima, de forma a que, por mais dificieis sejam os problemas que enfrente (ou não) vá cada vez mais lidando com a vida de uma forma mais feliz.

Quem são os espíritas?
Os espíritas são pessoas normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, e que nos seus tempos livres dedicam-se ao estudo, e prática do espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.

O que é o Espiritismo?
O Espiritismo define-se como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destinos dos Espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo. A Doutrina Espírita (ou Espiritismo) não é mais uma religião, nem mais uma seita. É uma ciência filosófica de consequências morais. Ensina-nos a entender a dinâmica da vida, a entendermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos no concerto eterno da vida. Nesse sentido o Espiritismo ajuda o homem a melhorar-se e a crescer espiritualmente. O Espiritismo é ciência, filosofia e moral.

Ciência
Porque investiga (utilizando o método experimental, indutivo e dedutivo) os factos espíritas, os chamados fenómenos mediúnicos ou contactos com o mundo espiritual, que são factos naturais, normais.

Filosofia
Porque dá uma interpretação da vida, respondendo às naturais questões «quem sou eu?»,«de onde venho?», «o que faço na Terra?», «para onde irei depois da morte?», explicando os factos espíritas e extraindo daí toda uma filosofia de vida.

Moral
Porque objectiva a transformação moral do homem, explicando que o homem somente será feliz quando colocar em prática as noções ético-morais que Jesus deixou na Terra, espalhando a fraternidade entre os homens e melhorando assim o tecido social do planeta, dinamizando a tolerância, o perdão, a compreensão, pacificando assim o homem e consequentemente a sociedade.

Princípios básicos do Espiritismo

A existência de Deus - que é o criador do Universo, suprema inteligência, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, omnipotente, soberanamente justo e bom.

Imortalidade da alma – O Espiritismo demonstra experimentalmente que somos imortais, que o Espírito é eterno, que apenas o nosso corpo de carne morre, pesquisando esses factos com pessoas que têm a capacidade de captar o mundo dos Espíritos (médiuns ou pessoas dotadas de paranormalidade ou percepção extra-sensorial).

Comunicabilidade dos Espíritos – Através da mediunidade (capacidade que algumas pessoas têm para captar o mundo espiritual ou extrafísico) prova-se que é possível comunicar com aqueles a quem chamamos de “mortos”, mas que estão tão vivos como nós. Eles vêm do mundo espiritual dar provas inequívocas da sua imortalidade, com dados concretos que mais ninguém poderia saber, comunicando das suas alegrias ou tristezas, de acordo com os seus estados de alma, dando-nos ensinamentos para que não repitamos os mesmos erros, tendo assim o ensejo de sermos mais felizes.


A reencarnação –O Espiritismo diz-nos que já vivemos muitas vidas antes desta e que viveremos muitas mais. Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes e todos chegarão um dia ao estado de Espírito puro. Esse trajecto será mais ou menos demorado, de acordo com o livre-arbítrio de cada um, dependendo do seu esforço próprio. Somos nesta vida o somatório das vidas anteriores e a próxima vida dependerá também do que realizarmos nesta existência. Existe uma lei de causa e efeito. Nada acontece por acaso, existindo no nosso passado de vidas anteriores, causas para muitos dos problemas que temos hoje em dia. Seremos mais felizes ou infelizes na vida futura, de acordo com o que realizarmos nesta existência. A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória, como já nos advertira Jesus.


Pluralidade dos mundos habitados –O Espiritismo diz-nos que todos os planetas são, de um modo geral, habitados por Espíritos em diferentes estados evolutivos, ora em corpos adequados a esses planetas ora no mundo espiritual correspondente a esse planeta. Assim, as condições existenciais nesses planetas poderão, caso exista vida organizada como na Terra, ser iguais, inferiores ou superiores às da Terra.


Como conhecer o Espiritismo?
Lendo os livros de Allan Kardec que poderá encontrar nas livrarias.

O Livro dos Espíritos – Tem 1019 perguntas e respostas (geralmente as questões que as pessoas colocam quando se interessam por este tema). Contém os princípios filosóficos do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e as suas relações com os homens, as leis morais, a vida futura e o porvir da humanidade.

O Livro dos Médiuns – Contém a parte experimental do Espiritismo, explicando a mediunidade, como lidar com ela, os meios de comunicação e relacionamento com o mundo espiritual, bem como usar a mediunidade em segurança.

O Evangelho Segundo o Espiritismo – É o livro dedicado à parte ético-moral da Doutrina Espírita, explicando os ensinamentos de Jesus, à luz do Espiritismo e a sua aplicação a diversas áreas da nossa vida, numa linguagem acessível e actual.

O Céu e o Inferno – Faz um estudo comparado entre as várias doutrinas sobre a vida para além da morte do corpo de carne, mostrando os mecanismos através dos quais a justiça e equidade divinas se manifestam no nosso dia-a-dia.

A Génese – Descreve-nos a criação da vida no Universo, a formação da Terra, dos seres vivos, e explica as leis dos fluidos e as leis que regem o mundo dos espíritos.


O que não é o espiritismo?

O Espiritismo não se compadece com negócios, comércio, aceitação de dinheiro em troca de auxílio.

Os espíritas não colocam anúncios nos jornais publicitando os seus dotes, prometendo curas e resolução de problemas.

Quem assim procede NÃO É ESPÍRITA. Quando muito poderão ser médiuns mas não são médiuns espíritas.

Os médiuns espíritas não cobram, não aceitam dinheiro e auxiliam com completo desinteresse, objectivando apenas o auxílio fraterno ao próximo, trabalhando sempre em grupo, nos centros espíritas e nunca sozinhos.

O Espiritismo não tem sacerdotes, chefes, hierarquias, rituais, cerimónias, sacramentos, cultos, imagens, santos, velas, defumadouros, vestes especiais, nem tem nada a haver com superstição, crendice, curandeirismo, magia, bruxaria, adivinhação.

O Espiritismo é cultura.


As obras básicas do espiritismo, também conhecidas como codificação espírita, são cinco livros publicados pelo pedagogo Hippolyte León Denizard Rivail, sob o pseudónimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868, na França. São elas, por ordem de publicação:

•O Livro dos Espíritos - Obra essencialmente filosófica, em que se estabelecem os princípios da Doutrina Espírita (1857);
•O Livro dos Médiuns - Versa sobre o carácter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenómenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenómenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física (1861);
•O Evangelho segundo o Espiritismo - Obra de cunho essencialmente moral, em que Kardec selecciona os Evangelhos canónicos da Bíblia como ponto de partida para a inferência de fundamentos morais comuns a todos os "grandes sistemas religiosos", fundamentos esses cuja consonância com o espiritismo procura ser demonstrada por ele (1864);
•O Céu e o Inferno - Composta de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico da doutrina católica sobre a transcendência, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões trazidas da existência transcendente (1865);
•A Génese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo - Composta de três partes. A primeira parte trata da Génese, isto é, da formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados. A segunda parte trata dos milagres; discute sobre o que pode ser considerado milagre, e explica, à luz do Espiritismo os muitos milagres feitos por Jesus. A terceira parte explica como e porque podem haver previsões de coisas futuras, pressentimentos e coisas assim (1868).
Outras publicações de Kardec

•Obras Póstumas: serve como um complemento para a compreensão da Doutrina. São escritos e estudos do codificador, com anotações preciosas sobre os bastidores da fundação do Espiritismo. Tem este nome porque foi publicado após sua morte (desencarne).
•O que é o Espiritismo?: de uma maneira didáctica, conduzindo os temas através de diálogos fictícios, o autor (Allan Kardec) procura introduzir o leitor nos conceitos básicos do Espiritismo. Assim sendo, este pode tomar conhecimento desses de maneira gradual, sem sobressaltos, e em linguagem bem mais acessível.
•A Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos - (Revue Spirite - Journal d'Études Psychologiques) foi fundada por Allan Kardec, o codificador do Espiritismo em 1 de janeiro de 1858, tendo sido por ele editada até a sua desencarnação, ocorrida em 31 de Março de 1869.
Os números publicados durante esses 12 anos foram traduzidos para o português, podendo ser encontrados em três edições, uma pela Editora IDE - Instituto de Difusão Espírita, em tradução de Salvador Gentille, outra pela Editora Cultural Espírita Edicel, em tradução de Júlio Abreu Filho e, a mais recente, pela Federação Espírita Brasileira, em tradução de Evandro Noleto.

Como se poderá verificar, comparando os números editados por Kardec com as Obras Básicas, o Codificador utilizava a Revista Espírita para desenvolvimento e debate de ideias que seriam, muitas delas, após consolidadas, transferidas para os livros da Codificação publicados após O Livro dos Espíritos. Assim sendo, o estudo dos números da Revista Espírita publicados durante seus primeiros 12 anos é fundamental para entendimento da Doutrina Espírita.

Após a desencarnação de Kardec, a Revue Spirite permaneceu sendo publicada na França, com interrupções apenas entre 1915 e 1917, devido à Primeira Guerra Mundial, entre 1940 e 1947, devido à Segunda Guerra Mundial e entre janeiro de 1977 e maio de 1986 pelo abandono do título. Em 11 de maio de 1989 a Union Spirite Française et Francophone (USFF) - União Espírita Francesa e Francófona - obteve o registo oficial da Revue Spirite e reiniciou a sua edição em conjunto com o Conselho Espírita Internacional (CEI). Hoje a Revista Espírita é editada em francês, esperanto, espanhol, inglês, polonês e russo.

http://www.forumespirita.net