domingo, 13 de fevereiro de 2011

DESEJO de morrer



AMÉRICO CANHOTO

Doenças autoimunes, maneiras de nos agredir - Há algum tempo tenho notado, minha colega de tarefa na casa espírita, a Maria, diferente do habitual; mais calada, até meio triste. Dia destes, veio com a notícia: está com inflamação na glândula tireoide – o médico disse que é Doença de Hashimoto – uma moléstia autoimune. Muita gente quis saber o que é doença autoimune – o jeito mais simples foi dizer: é uma doença de autoagressão; a pessoa desenvolve anticorpos contra ela mesma – qualquer órgão pode ser atingido – uma das mais conhecidas é o Lupus Eritematoso.
Todos ficaram muito preocupados, pois ela é muito querida e comanda uma importante tarefa de desobsessão. Questionada se estava tomando corretamente a medicação disse que sim (mas, a impressão que dava é que não). Passado um tempo, era evidente que ela não estava bem. Resolvemos fazer um tratamento à distância (como as mães costumam fazer com os filhos). Dia destes ao final dos trabalhos foi perguntado ao um mentor como estava a situação dela e a resposta foi mais ou menos a seguinte: “Maria não gosta da Maria: não gosta de seu cabelo, nem de seu corpo, nem da sua profissão. Está insatisfeita com tudo. Não se sente amada. Não gosta desta sua existência. Entendem: não se aceita; quer ir embora daí e vir para cá; já conversamos muito com ela durante o sono, mas, está irredutível, só podemos esperar o desfecho – livre arbítrio é livre arbítrio, não pode ser violado. Como ela são muitos insatisfeitos e sem amor por si mesmos entre vocês. Nós não podemos fazer muito mais do que já foi feito. Mas, vocês podem. Não desistam de ajudá-la para que não configure como suicídio. Se é uma forma de suicídio? Sim é; apenas a gravidade é que pode variar...”.
Fiquei pensando com meus botões: Coitada da Maria! Mas, aproveitei a deixa para rever minhas insatisfações, frustrações e desamor por mim mesmo; fiquei meio preocupado; de certa forma estou entre os candidatos, mesmo que negue; que minta para mim mesmo; até o momento não tenho nenhum diagnóstico de doença autoimune; mas, de uma hora para outra...
Já vi muitos casos assim, conheço e até atendi muitos pacientes em que os resultados do tratamento são precários, mesmo feito de forma correta; e alguns acabam mesmo desencarnando. As razões desse aumento assustador das doenças de autoagressão são várias e merecem um estudo mais aprofundado – mas, de forma geral podemos enquadrá-las na nossa condição de cobaias de padrões e estilo de vida ditados por mentes que se aproveitam da nossa preguiça de pensar. Desde que nos conhecemos por gente, nos disseram que encontraríamos pessoas que nos fariam felizes; e não é isso que costuma acontecer. Esperamos das pessoas o que elas não têm para nos oferecer – a vida começa a nos parecer um fardo muito pesado de carregar. Nos sentimos derrotados e cansados, pois os padrões de sucesso e os modelos de beleza a serem alcançados mudam todos os dias.
A cada dia, tudo está mais acelerado e a verdade começa a vir á tona: dependemos apenas e somente de nós mesmos para resolver as dificuldades que criamos (claro que toda ajuda é bem vinda – mas, pessoa alguma pode executar a tarefa que nos compete por direito e obrigação de progredir). O Mestre disse que somente a verdade nos libertará – e ela pode tardar, mas não falha – desse modo, a cada instante mais e mais pessoas pagam mico das críticas feitas aos livros de autoajuda e dos que indicam a necessidade de reforma íntima como o Evangelho praticado exaustivamente.
Vigia e ora também nos disse Ele. Se não estivermos atentos sempre encontraremos alguém disposto a nos vender soluções para dificuldades que ainda nem criamos; e para nos iludir, tentam nos provar que sem a ajuda deles não seremos capazes de resolver nossos problemas que seremos infelizes, feios e até podemos morrer. Tentam nos fazer acreditar que tudo que venha apenas do próprio indivíduo é besteira, é a tentativa de acabar com a auto: estima; aceitação; perdão; didata (formação). Enfim, há uma tentativa de depreciar nossas próprias capacidades – o pior é que acreditamos nesses agentes das sombras.
No caso da Maria, provavelmente se ela trabalhar a autoestima, aceitando-se e aprendendo a amar a si mesma, nós contaremos com suas capacidades nas tarefas de desobsessão. Vamos todos: seu médico, os colegas de tarefa, a espiritualidade, Jesus; torcer para que a Maria resolva continuar por aqui... Fica Maria... Fica...
Paz.
Ah! Antes que esqueça, o amigo já tem alguma doença autoimune diagnosticada? Ainda não?
Juízo.

Ir para página principal...


Américo Marques Canhoto (americocanhoto.blogspot.com) - Casado, pai de quatro filhos. Nasceu em Castelo de Mação, distrito de Santarém, em Portugal. Médico da família, clinica desde o ano de 1978. Hoje, atende em São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto, Estado de São Paulo. Conheceu o Espiritismo em 1988. Recebia pacientes indicados pelo doutor Eduardo Monteiro. Depois descobriu que esse médico era um espírito.


Jornal dos Espíritos - o seu jornal espírita na internet
http://www.jornaldosespiritos.com/i