sábado, 10 de dezembro de 2011

O que é perispírito?

  • Pergunta feita por Salvador Gentile ao médium Francisco_Cândido_Xavier: Chico Xavier, o que é o perispírito? Como ele atua sobre o corpo_embrionário para plasmar-lhe as formas e como se liga e atua sobre o organismo já formado?
  • Resposta: Seria licito somente examinar o problema do ponto de vista rigoroso da Ciência. Portanto, esperemos que a Ciência amplie estudos e pesquisas a respeito do corpo_espiritual, para não criarmos quaisquer fantasias em nome da Religião, em redor de assunto assim tão sério.

    Sabemos que nos últimos cinqüenta anos, é que a Ciência, especialmente a Ciência Médica, vem obtendo êxitos matemáticos no estudo da vida orgânica no corpo_físico. Tanto é assim, que a Medicina, atualmente, vem criando setores especializados em várias direções.

    A vida física se reveste ainda de tantas complexidades e nos impõe tantos desafios, que, por enquanto, a existência do corpo espiritual, evidentemente positiva, exige perquirições detalhadas a fim de patentear-se no mundo. O perispírito, a rigor, é problema de ciência, conquanto nele respeitemos a matriz, a fábrica de modelos, a oficina dos clichês mentais que nos orientam a vida no corpo terrestre.

    Esperemos que a Ciência na Terra se pronuncie, oportunamente, a respeito.

[118 - questão 52] - Emmanuel - Entrevista realizada no Instituto de Difusão Espírita, em Araras, SP, por Salvador Gentile, a 5 de dezembro de 1971, quando da visita do médium para uma Tarde de Autógrafos.

fonte:http://www.guia.heu.nom.br/