terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MERCATUDO DAS CASAS ANDRÉ LUIZ

http://www.mercatudo.org.br/comodoar.php

Com os recursos obtidos por meio da venda dos artigos doados, as Casas André Luiz podem prosseguir com sua missão de amor incondicional: manter e tratar, há 60 anos, cerca de 1.400 pacientes com deficiência mental de todos os níveis. Essa é a nossa razão de ser. Nós contamos com você!

As Casas André Luiz, estão sempre precisando de apoio. Do seu apoio!

O Mercatudo Casas André Luiz retira doações em toda a grande São Paulo e Região de Campinas e Sorocaba.
Entre 1955 e 1956, havia a necessidade de aumentar a arrecadação para a obra social do que representa hoje o complexo Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz.

Os colaboradores da época buscavam ajuda pedindo dinheiro e donativos para a obra social a que estavam destinados.

Foram momentos difíceis com humilhações, descrédito e indiferenças. Contudo, com muita determinação e renúncia, esses bravos cidadãos que hoje são parte integrante dessa história, foram à luta.

Dentre as várias formas de arrecadação existentes na época, um dos diversos grupos de voluntários, saíam aos sábados e domingos em busca de materiais sem serventia para os doadores, mas que pudessem ser reaproveitados: era a “ Campanha do Tudo Serve ”. As primeiras coletas eram realizadas com a utilização de um caminhão emprestado. Rapidamente houve a necessidade de um espaço maior para a armazenagem do material arrecadado. Nessa época um dos colaboradores emprestou então um terreno de sua propriedade na Rua Voluntários da Pátria, local esse onde hoje funciona uma Escola SENAC.

O trabalho rapidamente ganhou vulto, recebíamos de tudo.

Intuitivamente, os colaboradores preocupados com a forma de armazenagem das doações, iniciaram as primeiras triagens para um melhor aproveitamento dos materiais, caso contrário muita coisa começaria a se perder, até porque o espaço utilizado até aqui não possuía cobertura.

Diante dessas circunstâncias, o colaborador de nome Paulo Castardelli, construiu um galpão atrás das Casas André Luiz nº 1 à Rua de nome São Gabriel em Guarulhos. Esse local foi denominado de BARRACÃO das Casas André Luiz, inaugurado em meados de 1958 em um terreno de 10 x 50 metros, tendo como responsáveis o Sr. José Castardelli e o seu irmão Sr. Américo Castardelli.

O BARRACÃO passou a ser uma referência para muitas pessoas que vinham em busca de boas mercadorias, a preços baixos. A satisfação ao adquirir nossos produtos era não só pelo preço, mas antes, pela possibilidade de participar da realização de uma grandiosa obra que se desenharia ao longo do tempo.

Nessa época, decidiu-se pela criação de um novo nome para o BARRACÃO das Casas André Luiz. A primeira idéia foi a mudança de BARRACÃO para MERCADÃO, idéia essa, não aceita. Foi então que surgiu o nome MERCATUDO, local onde havia de tudo. Aceita por unanimidade, essa marca está consolidada ao Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz.

O nome MERCATUDO foi e é copiado até hoje por outros comerciantes em várias localidades, com objetivos estritamente comerciais.

O MERCATUDO das Casas André Luiz é acima de tudo, parte integrante de uma Entidade Filantrópica cuja renda é toda revertida para as despesas da Instituição como um todo.

Gerir todo o complexo que hoje se tranformou o MERCATUDO é uma tarefa árdua, que tem como uma de suas metas, a venda dos produtos à pessoas carentes a preços acessíveis.

Para mantermos as despesas de toda essa estrutura, passamos a diversificar e muito, nossos itens comercializados, tais como: antiguidades, móveis e eletrodomésticos semi-novos, maquinário, etc, atraindo assim, uma nova faixa de clientes sem com isso desviar a atenção do nosso público mais humilde.

No mesmo local do MERCATUDO da Rua São Gabriel, foi criado um espaço denominado Desmanche, pois recebíamos vários veículos sem recuperação. Com o passar do tempo esse Desmanche passou a comercializar as mais diversas mercadorias: materiais de construção provindos de devoluções e reformas domésticas, peças eletro-eletrônicas, informática, equipamentos industriais, etc.

Photobucket

Dentre o volume de doações, há também muitas roupas e tecidos. Separam-se as roupas destinadas aos internos e comercializa-se o excedente. Nascia, nesse momento, o Bazar 12 na rua Treze de Maio em Guarulhos. A origem do nome “Bazar 12” é de que todo o dia doze de cada mês, realizava-se no local, o Bazar Beneficente das Casas André Luiz.

Em 1974, inaugurava-se o segundo MERCATUDO no município de Osasco/SP.

Em 1978, é a vez do terceiro MERCATUDO na região de São Miguel Paulista/SP.

Hoje, temos o orgulho de podermos contar com seis MERCATUDO's e dois Bazares.

Prestes a fazer 50 anos a partir da idéia do “Tudo Serve”, a palavra RECICLAR, sem a representatividade dos tempos atuais, fizeram com que o MERCATUDO das Casas André Luiz, fôsse uma das pioneiras nesse segmento. Até hoje, todo o material não aproveitado é separado e enviado para empresas de reprocessamento seguindo todas as normas técnicas nesse processo. Inúmeras Instituições se espelharam no MERCATUDO.

A História se faz com cidadãos. O MERCATUDO do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz com seus bravos precursores, é o retrato vivo de toda essa trajetória de ininterrupta dedicação e renúncia no constante processo evolutivo da Instituição e de seus colaboradores.

O que posso doar?

No Mercatudo, você poderá doar qualquer tipo de material em desuso. Exemplos: móveis, utensílios domésticos, CDs, DVDs, livros, roupas, calçados, materiais para reciclagem e outros.

Faça já a sua doação!
Os nossos bazares são fonte de captação de materiais usados e recebem todo o tipo de doações, as quais são revertidas em benefícios aos nossos pacientes.

0800 7734066 / 11 2459-7000


http://www.mercatudo.org.br/comodoar.php