terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Viver o tempo real

Normalmente na infância a criança deseja ardentemente chegar à adolescência pensando que, como ela obedece a muitas ordens dos adultos, na juventude será mais dona de si. O adolescente sonha chegar logo à idade adulta, para que, efetivamente, possa assumir todas as responsabilidades e ter independência. No adulto, os sentimentos se dividem: enquanto alguns querem voltar à adolescência, outros desejam a velhice para poder se aposentar e descansar… Na terceira idade, o sonho é voltar a ser criança…
Bastante rara é a pessoa que vive o tempo real, que curte satisfatoriamente todas as etapas da vida no que de melhor cada fase pode proporcionar, que vive o aqui e agora em plenitude, entendendo que o presente é um reflexo do passado e o futuro depende das ações no presente. Ela não começa o dia pensando na noite, não acorda segunda-feira desejando que seja sábado, não inicia janeiro sonhando com dezembro…
Quando identificada a atitude de viver fora do tempo atual, deve-se trabalhar para retornar a um comportamento mais tranqüilo, pois quem vive o futuro ou o passado certamente é uma pessoa ansiosa, angustiada, que coloca a sua felicidade sempre longe do seu alcance.
Viver o presente é sinal de serenidade. O passado já passou e não retorna, poderá apenas ser reparado. O futuro ainda não chegou, mas está diretamente relacionado às ações do presente.
Praticar o bem, investir na reforma íntima, dedicar-se à caridade em sua forma mais pura e desinteressada, ser feliz, amar, essas são as únicas formas seguras de se resgatar um passado de imperfeições, ter um presente de alegria e confiar num futuro de equilíbrio, felicidade e paz.

Luis Roberto Scholl 
  fonte:http://searadomestre.com.br/viver-o-tempo-real/