domingo, 27 de fevereiro de 2011

REFLEXOLOGIA PODAL



No início do século passado, o Dr. William Fitzgerald, médico em Londres, descobriu que o corpo possui 10 zonas de energia (meridianos) que partem da coroa da cabeça e vão até as extremidades dos dedos dos pés e das mãos, sistematizando dez zonas energéticas e considerando, inclusive, os respectivos órgãos contidos nestas zonas. De acordo com o princípio de que a parte contém o todo, ao observar os pés (planta, dorso e tornozelo) e suas zonas energéticas, foi possível projetar todo o corpo e determinar assim a área reflexa de cada órgão, glândula etc.

A reflexologia consiste em aplicar pressão ou calor nos pontos dos pés, onde ocorre um estímulo do reflexo de um órgão do corpo, no Sistema Nervoso Central (SNC), que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado.

O SNC passar então a dar uma maior atenção a este órgão ou sistema, ativando ou diminuindo a atividade do mesmo.

Massageando os pontos nos pés estamos ativando de forma reflexa o mecanismo de cura que existe em cada um de nós e o seu efeito é cumulativo, ou seja, a cada nova sessão reforça-se a sensação de bem-estar físico e emocional, comprovando assim a sua eficácia, mas é importante lembrar que a reflexologia deve ser utilizada como tratamento de apoio, ou seja, nunca devemos substituir o nosso médico por ela.

Tags: massagem, pés, reflexologia