terça-feira, 1 de março de 2011

Eubiose



Eubiose é viver em perfeita harmonia com as leis universais. Em outras palavras, é a ciência da vida, a sabedoria iniciática das idades. É vivenciar um conjunto de conhecimentos, cujo objetivo primordial é congregar, construir e religar integralmente as dimensões do sagrado, profano, divino e humano.

A Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE – é uma sociedade civil, autônoma, genuinamente brasileira (embora tenha departamentos e representações no exterior), sem fins lucrativos, aberta a todos os credos, classes sociais, raças e sexos. Foi concebida em São Lourenço, Minas Gerais, a 28 de Setembro de 1921 e fundada de direito em Niterói, Rio de Janeiro, a 10 de Agosto de 1924 pelo Professor Henrique José de Souza e sua digníssima esposa Helena Jefferson de Souza.

Significado do termo Eubiose

É um neologismo formado pelas raízes gregas EU (eús, eú, bom, bem), BIO (bios, vida) e OSE (osis, processo, ação, condição). Eubiose, portanto, significa: Ação, processo ou condição de bem viver.

Dos fins da Eubiose

Como entidade, a SBE se propõe a "preparar o terreno e as sementes" para uma humanidade futura mais feliz e consciente. Daí seu lema:

SPES MESSIS IN SEMINE
A esperança da colheita reside na semente.

Dos meios para alcançar seus fins

Para obter seus fins a Eubiose dedica-se a:

Cultivar a fraternidade universal;

Estudar comparativamente as ciências, artes, filosofias e religiões de todos os povos, através dos tempos;

Investigar teoricamente as leis ocultas da Natureza;

Estimular no homem o desenvolvimento do seu potencial latente pelo próprio esforço criador, e a prática das mais nobres virtudes, elevando-o, assim, moral e mentalmente;

Combater o analfabetismo, os vícios, maus costumes sociais e tudo quanto possa entravar a evolução humana;

Estimular o desenvolvimento do espírito de livre investigação e crítica, único caminho capaz de transformar o homem em um ser superior, consciente de si mesmo e do seu destino;

Trabalhar pelo engrandecimento material, cultural e espiritual do povo. Ou ainda, sinteticamente, nas palavras do Professor Henrique José de Souza:

"Reconstruir é o brado que nos compete! Sim, reconstruir o homem, o pensamento, a moral, os costumes; reconstruir o lar, a escola, o caráter, para que o cérebro se transmute ao lado do coração. Só assim a humanidade se tornará digna do estado de consciência exigido pela nova civilização".

http://www.doutrina.linear.nom.br/


PARA SABER MAIS SOBRE EUBIOSE ENTRE NO SITE:http://eubiose.org.br/