terça-feira, 1 de março de 2011

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Útimos Dias (Mórmons).



Igreja Mórmon é um nome não oficial para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mormonismo refere-se as doutrinas ensinadas por Joseph Smith e outros líderes e profetas da igreja que o sucederam, os Mórmons acreditam que essas doutrinas são eternas e parte do evangelho original ensinado por Jesus Cristo.


Algumas pessoas descrevem o Mormonismo como sendo um ramo do cristianismo que refere-se a varias denominações; porém, membros da Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias afirmam que sua organização, sua subcultura e teologia são as únicas representações verdadeiras do Mormonismo. Assim, eles acreditam que não são uma organização que se derivou de outras, mas sim uma completa e restaurada Igreja atual de Jesus Cristo.

Tal restauração foi necessária porque logo depois da ressurreição de Jesus Cristo e da morte de seus apóstolos, as pessoas foram corrompidas por doutrinas tão falsas que a Igreja teve que ser retirada da Terra. Através do profeta de Deus, Joseph Smith, a Igreja foi restaurada nesses últimos dias. Portanto, os membros atuais da Igreja normalmente preferem ser chamados de Santos dos Últimos Dias. Esse apelido simplesmente distingui-os de seus antepassados e repete a realidade da perda e aonsequentemente a renovação das doutrinas, práticas e autoridade.

Outro nome para os membros da Igreja é SUD, Santos ou Mórmons. O último termo foi incialmente derivado do Livro de Mórmon, publicado em 1830, que é uma das escrituras que os membros da Igreja acreditam. O Livro de Mórmon é ligado a Bíblia e também é reconhecido como um escritura divina que testifica da divindade e da missao sagrada de Jesus Cristo. Os Mórmons testificam que o Livro de Mórmon é verdadeiro, que pode ser adquirido através de leitura, estudo , ponderação de suas palavras e oração, que o profeta Joseph Smith foi um profeta verdadeiro da igreja, e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo mais uma vez restaurada na Terra.

Crenças Mórmon
O que os Mórmons acreditam? Esta é uma pergunta importante pare se fazer, considerando o fato de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ou Igreja Mórmon) ser uma das religiões que tem mais crescido no mundo.

Em 1842, o editor do jornal Chigado Democrat, John Wentworth requiriu informações sobre a Igreja Mórmon e de seu fundador, Joseph Smith. Uma resposta foi mandada, na qual o profeta escreveu partes principais pertencentes a história da dita Igreja e incluiu uma lista de 13 valores fundamentais de membros fiéis. Na época essa coleção de valores que os membros acreditam foram formalmente adotada nas escrituras da igreja e é conhecida hoje como As Regras de Fé. Apesar de não ser um resumo de todas as doutrinas que os mórmons acreditam, as Regras de fé, providenciam grande conhecimento da teologia que motiva as ações dos membros da Igreja.

Além de nos referirmos a princípios elementares, os escritores e a equipe deste site, www.igrejamormon.org, tem pensado muito para elaborar alguns dos aspectos das crenças dos Santos dos Últimos Dias. Amigos da Igreja talvez encontrem um ou mais desses significados e talvez estajam curiosos para entendê-los. A meta deste website é de ajudar e satisfazer a curiosidade desses e aumentar o conhecimento e amizade entre as pessoas.

Clike nos links abaixo para entrar nos artigos com mais detalhe que falam sobre cada prinicípio e ensinamentos que os Mórmons praticam.

Crenças Básicas do Mormonismo:
•Arrependimento
•Batismo
•Caridade
•Castidade
•Dia do Senhor
•Dízimo
•Dom do Espirito Santo
•Fé
•Jejum
•Obediência
•Oração
•Os Dez Mandamentos
•Palavra de Sabedoria
•Perdão
•Escolhas e Responsabilidades no Mormonismo
•Sacerdócio
•Sacrifício
•Testemunho
•Trindade

A Família no Mormonismo


A família é a unidade fundamental da sociedade e é também a unidade fundamental nas atividades e ensinamenteos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias ( ou Igreja Mórmon). O bem estar das famílias é a prioridade em tudo que a igreja acredita. O mundo tornaria-se um lugar bem melhor se um esforço maior fosse feito para manter a unidade da família. Tal chamado divino está explicado no A Família: Proclamação ao mundo.

O mormonismo enfatiza que as famílias são feitas para serem fontes de alegria e força para indivíduos e nações. Princípios de honestidade, amor, obediência, trabalho, castidade, e fé em Deus são melhor ensinados no lar. Pais tem a obrigação de honrrar suas promessas matrimoniais e de cuidar um do outro e de seus filhos com todo carinho. As famílias vivem, trabalham, brincam, e adoram juntas, elas tem maravilhosas experiências de felicidade e satisfação, paz, segurança, calor e carinho. Eles encontram-se bem preparados para enfrentar os desafios do mundo e fazer sua parte para formar soluções para os problemas do mundo.

Membros de uma família mórmom fiel tem a benção de serem selados uns aos outros em uma sagrada e permanente união. Isso conecta a noiva e o noivo que vão a um templo mórmom, como o templo de São Paulo ou qualquer outro templo entre os 122 templos funcionando pelo mundo inteiro, através de uma cerimônia especial sendo casados não somente até que a morte os separe, mais para toda eternidade. Isto é possivel por que o Senhor tem santificado um prédio que é tão sagrado que se tornou a casa do Senhor, onde a Sua autoridade, o sacerdócio, contida por homens mórmons dignos, é exercitado por união de ação que são validas tanto no céu como na Terra. Depois de seu casamento no templo, qualquer criança que o casal tiver, automaticamente seram selados aos seus pais em um relacionamento eterno por sua própia virtude, pois essa crianças “nasceram no convênio”, como os mórmons dizem.

Tal benção de permanência familiar é disponivel à todos aqueles quem participam do envangelho restaurado de Jesus Cristo, como ensinado na Igreja Mórmon. São dados as pessoas uma chance de escutar sobre isso, a igreja verdadeira, pelos missionários mormons que deixam seus estudos entre outras atividades de suas vidas para compartilhar suas convicções com outros durante 18 a 24 meses. Esses quem escutam as mensagens dos missionários e fervorosamente oram pela orientação do Espírito Santo logo percebem sua necessidade de serem batizados na Igreja de Jesus Cristo. Normalmente depois de um ano de atividade dignas como membro da igreja de Jesus Cristo, eles podem freqüentar o templo e lá achar a mesma alegria familiar do selamento de familias que têm sido desfrutado por outros membros de a igreja mórmon por mais de 150 anos.

Infinitas gerações, nações inteiras de pessoas, que moraram e morreram na Terra, sem o privilégio de escutar sobre o evangelho de Jesus Cristo, muito menos praticar seus ensinamentos e receber as bençãos associadas. Por essa razão, os mórmons pelo mundo são fortemente involvidos em genealogia, pesquisando os nomes e informações bibliográficas de maior ancestrais possível. No templo dos Mórmons os rituais necessários pertinentes a salvação e selamento de famílias podem ser feitos pelo poder de uma pessoa autorizada por Deus. Um mórmon digno entra no templo e fica no lugar de seu ancestral, recebendo por ele tal ordenança como o batismo na água pela remissão dos pecados; receber o dom do Espírito Santo ( para homens tambem confere o sacerdócio); e selamentos aos pais, esposos(as), filhos e outros familiares. Através dessas práticas uma grande corrente da humanidade é construida ligando gerações com gerações em um elo não interrompivel permitindo todos aqueles que moraram na terra, de acordo com o sua própia liberdade de escolha, a chance de encontrar-se não somente conectados a seus membros familiares, mais a Deus, morando para sempre na Sua sagrada e alegre presença.

Nossa vontade e escolha, porém, certamente é o mais importante fator no nosso sucesso ou fracasso no lar e na eternidade. Os mórmons sabem que é importante que façamos tudo que podemos para honrar e edificar nossas famílias, protegendo-os o melhor possível contra os ataques de satanás. Tal avanço diabólico inclui drogas, alcool, imoralidade sexual, violência doméstica, orgulho e acima de tudo, a falta de reverência por Deus, nosso Pai Celestial. É o Seu perfeito exemplo que nós devemos seguir para a sobrevivência de nossas famílias.

http://www.igrejamormon.org/